Resumo:
A presente investigação trata do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do ensino fundamental. O objetivo geral da pesquisa é compreender as concepções presentes, tomando como informantes os profissionais docentes. São consideradas as modificações no cotidiano de todos os cidadãos, pelo emprego, cada vez mais intenso, das TIC. Um estudo detalhado dos conceitos de tecnologia e desenvolvimento, além dos laços que os unem colabora no sentido de delimitar as abordagens sobre o uso das TIC nas práticas escolares. É conturbada a chegada das TIC no ambiente escolar, que pode ocorrer por iniciativa de políticas públicas, ou de outro modo, sem controle ou planejamento, proveniente da posse privada dos dispositivos tecnológicos. Ignorar a presença das TIC nos processos de ensino significa negligenciar a utilização de instrumentos potencialmente colaboradores na promoção de aprendizagem escolar. A dinâmica renovadora do problema carece acompanhamento sistemático. Realizou-se o estudo em uma escola pública, com observação enfática de práticas docentes na perspectiva dos professores. Pelo estudo foi possível o apontamento de tendências das abordagens sobre o tema, ficando evidente que o aparelhamento das escolas promovido pelas políticas públicas não atende as demandas escolares no tangente ao emprego das TIC. Ocorre prevalência do uso não oficial das TIC no ambiente escolar e a agenda dos professores não contempla o tema como prioridade.