DSpace/Manakin Repository

A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente.

Mostrar registro simples

dc.creator MENDES, Cynthia Vieira
dc.date.issued 2016-03-08
dc.identifier.citation MENDES, Cynthia Vieira. A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/466
dc.description.abstract Como o objetivo principal deste trabalho foi efetuar um estudo o sobre o uso de TDIC no Ensino Técnico de Enfermagem na perspectiva da prática docente e do aprendizado do aluno, podemos considerar que o uso das tecnologias é importante, porém não é indispensável, pois compete ao professor mediar suas aulas conforme a necessidade de cada grupo. Tanto os alunos como a professora apoiaram o uso das TDIC alegando ser uma ferramenta de facilitação do aprendizado, mas que a falta de formação específica para o seu manuseio dificulta a uma utilização mais frequente. Neste estudo foram apontadas e descritas ocorrências percebidas em aulas mediadas e não mediadas pelo uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino técnico em enfermagem. A prática docente é avaliada após a observação das aulas, de um questionário respondido pelos alunos participantes e pela a entrevista realizada com a professora que disponibilizou suas aulas para que sua prática docente fosse explorada e posteriormente divulgada através da exposição deste trabalho. Sabemos que o professor desempenha suas funções promovendo conhecimentos e atentando para o processo de aprendizagem de seus alunos, porém frente às transformações que vem ocorrendo no mundo contemporâneo apontam que as novas tecnologias, a globalização, a transição de produtos e o próprio educador necessitam de novas propostas pedagógicas que reformulem o sistema educacional atual. O estudo apontou que o professor deve estar aberto a todos os tipos de práticas pedagógicas, explorando suas habilidades e utilizando sempre que possível os recursos tecnológicos e digitais para auxílio de suas aulas, visto que estes recursos não devem ser exclusivos, pois a imprevisibilidade pode estar presente e intervir na qualidade ou até mesmo execução de uma aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino Técnico em Enfermagem: Um estudo da prática docente. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 127 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese TDIC pt_BR
dc.keywords.portuguese Prática Docente pt_BR
dc.keywords.portuguese CursoTécnico em Enfermagem pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Profissional pt_BR
dc.keywords.english Teaching Practice pt_BR
dc.keywords.english Technical Course in Nursing pt_BR
dc.keywords.english Professional Education pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-05-19T19:07:51Z
dc.date.accessioned 2016-05-19T19:07:51Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples