DSpace/Manakin Repository

Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais.

Mostrar registro simples

dc.creator BAZANELA JÚNIOR, Avelino Natal
dc.date.issued 2016-04-25
dc.identifier.citation BAZANELA JÚNIOR, Avelino Natal. Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. 2016. 313 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/467
dc.description.abstract Esta pesquisa traz como principal objetivo a identificação de estruturas e funcionalidades existentes em jogos eletrônicos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades gerenciais. Para tal, contempla a análise das principais teorias da aprendizagem e a convergência dos jogos para o formato eletrônico, descrevendo as principais características de cada gênero. Aborda as principais teorias da administração e habilidades gerenciais exigidas aos profissionais na pós-modernidade. Adota a metodologia teórico-empírica por oferecer o viés imersivo necessário à experimentação de dois jogos selecionados para análise: SimCity e Football Manager. Dada sua proposta sedimentar, não são aplicadas avaliações ou testes em voluntários, porém, é conduzida discussão referente a efetividade de aplicação de jogos eletrônicos. Dentre as 12 habilidades descritas, evidencia-se que SimCity se mostra capaz de oferecer condições para o desenvolvimento de 9 de forma plena e 1 parcial. Football Manager, apresenta potencial para desenvolvimento de 10 habilidades de forma plena. Analisando a proposta da gamificação, discute o uso de mecânica de jogos em ambientes de não jogo, expandindo as possibilidades de aplicação e oferecendo condições para contornar fatores restritivos como número insuficiente de microcomputadores ou indisponibilidade de recursos financeiros. Sugere dois formatos de aplicação: cenários e ciclos, destinando a elaboração de cenários a jogos que ofereçam liberdade de exploração e experimentação, como é o caso de SimCity. Ciclos destinam-se a jogos cujo ambiente dispõe de restrições e regras com intuito de representar determinada atividade ou fenômeno que se repita até que dada condição seja satisfeita. Apresenta, como oportunidade para estudos futuros, a necessidade de análise, descrição e proposição de metodologias e ferramentas capazes de identificar o impacto das variáveis de contorno quanto a capacidade de generalização de resultados de pesquisas que envolvam atividades lúdicas e/ou jogos eletrônicos. Sugere-se ainda, pesquisas capazes de compor cenários e mediar ciclos de aplicação contemplando SimCity e Football Manager, bem como, a elaboração de métodos específicos para avaliação e classificação de jogos eletrônicos propostos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 313 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Jogos Eletrônicos pt_BR
dc.keywords.portuguese Habilidades Gerenciais pt_BR
dc.keywords.portuguese Teorias da Aprendizagem pt_BR
dc.keywords.portuguese Teorias da Administração pt_BR
dc.keywords.portuguese SimCity pt_BR
dc.keywords.portuguese Football Manager pt_BR
dc.keywords.english Electronic Games pt_BR
dc.keywords.english Management Skills pt_BR
dc.keywords.english Learning Theories pt_BR
dc.keywords.english Management Theories pt_BR
dc.orientador.principal PINHO, Alexandre Ferreira de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2016-05-20T17:57:16Z
dc.date.accessioned 2016-05-20T17:57:16Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples