dc.creator |
BAZANELA JÚNIOR, Avelino Natal |
|
dc.date.issued |
2016-04-25 |
|
dc.identifier.citation |
BAZANELA JÚNIOR, Avelino Natal. Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. 2016. 313 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/467 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa traz como principal objetivo a identificação de estruturas e funcionalidades existentes em jogos eletrônicos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades gerenciais. Para tal, contempla a análise das principais teorias da aprendizagem e a convergência dos jogos para o formato eletrônico, descrevendo as principais características de cada gênero. Aborda as principais teorias da administração e habilidades gerenciais exigidas aos profissionais na pós-modernidade. Adota a metodologia teórico-empírica por oferecer o viés imersivo necessário à experimentação de dois jogos selecionados para análise: SimCity e Football Manager. Dada sua proposta sedimentar, não são aplicadas avaliações ou testes em voluntários, porém, é conduzida discussão referente a efetividade de aplicação de jogos eletrônicos. Dentre as 12 habilidades descritas, evidencia-se que SimCity se mostra capaz de oferecer condições para o desenvolvimento de 9 de forma plena e 1 parcial. Football Manager, apresenta potencial para desenvolvimento de 10 habilidades de forma plena. Analisando a proposta da gamificação, discute o uso de mecânica de jogos em ambientes de não jogo, expandindo as possibilidades de aplicação e oferecendo condições para contornar fatores restritivos como número insuficiente de microcomputadores ou indisponibilidade de recursos financeiros. Sugere dois formatos de aplicação: cenários e ciclos, destinando a
elaboração de cenários a jogos que ofereçam liberdade de exploração e experimentação, como é o caso de SimCity. Ciclos destinam-se a jogos cujo ambiente dispõe de restrições e regras com intuito de representar determinada atividade ou fenômeno que se repita até que dada condição seja satisfeita. Apresenta, como oportunidade para estudos futuros, a necessidade de análise, descrição e proposição de metodologias e ferramentas capazes de identificar o impacto das variáveis de contorno quanto a capacidade de generalização de resultados de pesquisas que envolvam atividades lúdicas e/ou jogos eletrônicos. Sugere-se ainda, pesquisas capazes de compor cenários e mediar ciclos de aplicação contemplando SimCity e Football Manager, bem como, a elaboração de métodos específicos para avaliação e classificação de jogos eletrônicos propostos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Jogos Eletrônicos como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de habilidades gerenciais. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
313 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Jogos Eletrônicos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Habilidades Gerenciais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Teorias da Aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Teorias da Administração |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
SimCity |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Football Manager |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Electronic Games |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Management Skills |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning Theories |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Management Theories |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
PINHO, Alexandre Ferreira de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento e Tecnologias |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-05-20T17:57:16Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-20T17:57:16Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
|