DSpace/Manakin Repository

Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente.

Mostrar registro simples

dc.creator SOUZA, Thainá Alvim de
dc.date.issued 2016-02-26
dc.identifier.citation SOUZA, Thainá Alvim de. Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469
dc.description.abstract A presente pesquisa trata de como propor uma abordagem de ensino problematizadora, no âmbito do Ensino de Ciências que favoreça o desenvolvimento de atitudes investigativas e interdisciplinares, por meio do tema “Ciência Forense e Investigação Criminal”. Um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) foi planejado para oferecer situações-problema e recursos aos participantes, de modo que eles pudessem ao interagir com os cenários virtual e presencial, expressar suas ideias, a fim de resolverem o problema proposto. Os participantes desta pesquisa foram 22 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santos Dumont (MG). Propôs-se avaliar nesta pesquisa o potencial interdisciplinar da Ciência Forense e Investigação Criminal por meio do método de problematização no âmbito educacional. Os dados coletados constituíram-se dos materiais produzidos pelos alunos durante a aplicação do módulo didático, tais como respostas a guias de reflexão, questionários, fichas de observação direta bem como um grupo denominado “Forenses” criado no WhatsApp, utilizando-se de análise qualitativa de dados para chegar aos resultados da pesquisa. Os resultados obtidos podem servir de referência para a definição e implementação de estratégias de ensino na área de Ciências, bem como para outras áreas da Educação Básica. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 131 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Interdisciplinaridade pt_BR
dc.keywords.portuguese Problematização pt_BR
dc.keywords.portuguese Módulos Didáticos pt_BR
dc.keywords.english Teaching Science pt_BR
dc.keywords.english Interdisciplinarity pt_BR
dc.keywords.english Problematization pt_BR
dc.keywords.english Didactics Modules pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.orientador.coorientador FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-05-31T17:56:57Z
dc.date.accessioned 2016-05-31T17:56:57Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples