dc.creator |
SOUZA, Thainá Alvim de |
|
dc.date.issued |
2016-02-26 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Thainá Alvim de. Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/469 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa trata de como propor uma abordagem de ensino problematizadora, no âmbito do Ensino de Ciências que favoreça o desenvolvimento de atitudes investigativas e interdisciplinares, por meio do tema “Ciência Forense e Investigação Criminal”. Um Ambiente Interativo de Aprendizagem (AIA) foi planejado para oferecer situações-problema e recursos aos participantes, de modo que eles pudessem ao interagir com os cenários virtual e presencial, expressar suas ideias, a fim de resolverem o problema proposto. Os participantes desta pesquisa foram 22 alunos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Santos Dumont (MG). Propôs-se avaliar nesta pesquisa o potencial interdisciplinar da Ciência Forense e Investigação Criminal por meio do método de problematização no âmbito educacional. Os dados coletados constituíram-se dos materiais produzidos pelos alunos durante a aplicação do módulo didático, tais como respostas a guias de reflexão, questionários, fichas de observação direta bem como um grupo denominado “Forenses” criado no WhatsApp, utilizando-se de análise qualitativa de dados para chegar aos resultados da pesquisa. Os resultados obtidos podem servir de referência para a definição e implementação de estratégias de ensino na área de Ciências, bem como para outras áreas da Educação Básica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Ciência Forense como lugar Interdisciplinar no Ensino Médio: Uma experiência docente. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
131 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Problematização |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Módulos Didáticos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching Science |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Problematization |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Didactics Modules |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.orientador.coorientador |
FIGUEIREDO FILHO, Newton de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-05-31T17:56:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-31T17:56:57Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|