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Projetos na perspectiva da Abordagem Temática: Desafios e potencialidades encontrados por professores de Física.

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dc.creator TAVARES, Swellen Sales
dc.date.issued 2016-03-10
dc.identifier.citation TAVARES, Swellen Sales. Projetos na perspectiva da Abordagem Temática: Desafios e potencialidades encontrados por professores de Física. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/470
dc.description.abstract Há um crescente interesse na área de educação científica pelo que se denomina na literatura por trabalhos na perspectiva da Abordagem Temática. Entende-se que trabalhar a partir de tal proposta pode vir a ser um caminho para um repensar da forma como os conteúdos programáticos escolares são abordados em sala de aula, utilizando de problemas e temáticas contemporâneas em processos de ensino-aprendizagem, idealizando uma formação cidadã. O ponto de partida para tal reconfiguração curricular é utilizar dos temas extraídos da realidade dos discentes para elaboração dos programas em sala de aula. Dessa forma, os conceitos científicos tornam-se “ferramentas culturais” para a compreensão do problema proposto, tornando o conhecimento essencial para responder a algumas necessidades humanas. Diante deste contexto, verifica-se que algumas universidades brasileiras vêm inserindo nos cursos de graduação em licenciatura de Física a perspectiva da organização do trabalho educativo a partir da Abordagem Temática, formando professores mais preparados para trabalhar com tais propostas em salas de aula. A partir desses apontamentos, esta pesquisa tem por interesse investigar quais os desafios e potencialidades com que os professores recém-formados em Física se deparam ao utilizar propostas centradas em temas no ensino regular, pesquisando também de que forma esses trabalhos estão presentes em suas ações. Para a consolidação da mesma, os sujeitos foram selecionados por meio de um questionário on-line, nos quais autodeclararam que já realizaram trabalhos no viés temático no ensino regular. A coleta dos dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada, que caracteriza as ações realizadas pelos docentes. Utilizamos procedimentos de Análise de Conteúdo para a análise sistemática das entrevistas e, a partir dos dados, foram formados seis diferentes agrupamentos, que culminaram em duas categorias: Ensino Significativo; Estrutura de Ensino. Sabemos que abordar propostas dessa natureza não é uma tarefa fácil, e diversos obstáculos podem interferir na sua elaboração e implementação. Esse trabalho aborda as dificuldades enfrentadas pelos professores recém-formados, assim como as potencialidades que a proposta fornece ao processo de ensino e aprendizagem. As análises indicam a formação inicial como sendo um fator decisivo para da implementação e execução da proposta. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Projetos na perspectiva da Abordagem Temática: Desafios e potencialidades encontrados por professores de Física. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 132 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Abordagem de temas pt_BR
dc.keywords.portuguese Formação de professores pt_BR
dc.keywords.english Addressing themes pt_BR
dc.keywords.english Teacher training pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Luciano Fernandes
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.date.available 2016-05-31T18:03:55Z
dc.date.accessioned 2016-05-31T18:03:55Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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