dc.creator |
SANTOS, Vanessa Aparecida |
|
dc.date.issued |
2016-03-31 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Vanessa Aparecida. “Tenho um Tablet, e agora?”: Narrativas de professores de Ciências sobre a inserção da Tecnologia Digital na prática docente. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/471 |
|
dc.description.abstract |
A sociedade mudou, tornou-se informatizada e o professor, juntamente com a escola, se depara com uma diferente realidade, onde alunos convivem cotidianamente com Tecnologias Digitais Móveis (TDM), em um cenário que, cada vez mais, tem exigido professores adaptados a esses contornos. Esse é o contexto no qual este estudo se desenvolve tendo por objetivo investigar os efeitos do processo de construção de narrativas digitais na percepção de professores de ciências sobre o uso dos tablets na prática docente. Trata-se de um estudo qualitativo cujo percurso metodológico se desenvolveu a partir da confecção de narrativas digitais que permitiram ao professor rememorar suas experiências relacionadas à tecnologia, em especial ao uso pedagógico do tablet. Nesse percurso, foram realizados encontros com os sujeitos de pesquisa para socialização de situações vividas por eles em sala de aula e para orientá-los quanto à confecção das narrativas digitais. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas visando à triangulação dos dados para análise. Diante da organização dos dados obtidos emergiram os eixos temáticos denominados: a) Influências da relação pessoal e profissional com a tecnologia no processo de apropriação tecnológica; b) O papel motivador das narrativas digitais nas ações dos professores em relação ao uso das tecnologias; c) Implicações da produção das narrativas digitais sobre o papel do professor frente ao uso de tecnologias. Após a análise, foi possível concluir que o pouco contato com a tecnologia durante a formação inicial do professor resulta em algumas dificuldades no processo de inserção dos recursos digitais em sala de aula; a comodidade impede que o professor se aproxime das tecnologias e as insira em suas aulas; a experiência de confeccionar narrativas utilizando recursos digitais promoveu movimentos de aproximação e curiosidade em relação a esses recursos. Verificamos ainda que: a) a proposta de narrar as experiências com o tablet em sala de aula incentivou os docentes a fazerem uso pedagógico desse recurso tecnológico; b) a produção da narrativa digital conduziu os sujeitos a uma reflexão sobre o papel do professor frente ao uso pedagógico das tecnologias, e esse fato contribuiu com o processo de formação continuada dos sujeitos investigados. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
“Tenho um Tablet, e agora?”: Narrativas de professores de Ciências sobre a inserção da Tecnologia Digital na prática docente. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
97 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tablet |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Narrativas digitais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Digital Storytelling |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
ICT |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-05-31T18:44:47Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-05-31T18:44:47Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|