DSpace/Manakin Repository

A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens.

Mostrar registro simples

dc.creator PEREIRA, Elisângela Miranda
dc.date.issued 2016-03-21
dc.identifier.citation PEREIRA, Elisângela Miranda. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/476
dc.description.abstract A utilização da História da Matemática (HM) no processo de ensino e aprendizagem da Matemática tem sido apontada por diversos autores e também pelos documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, nos propomos a analisar a presença da HM nas seis coleções de livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2015. Para atingirmos este objetivo, buscamos identificar os conteúdos matemáticos que são trabalhados utilizando a HM; identificar as menções à HM e mapeá-las com relação ao seu formato (exposição didática, estilo e posicionamento no texto); e analisar as funções didáticas desempenhadas pela HM nestes livros didáticos. Para a análise das funções didáticas, elaboramos quatro agrupamentos, a saber: “HM e estratégia didática”; “HM e a elucidação dos porquês”; “HM e a elucidação do para que?” e “HM e formação cultural geral”. No agrupamento denominado “HM e estratégia didática” a HM desempenha o papel de possibilitar ao aluno desenvolver algum raciocínio matemático. No agrupamento denominado “HM e a elucidação dos porquês” a HM desempenha o papel de apresentar como foram desenvolvidos, em que circunstâncias e por que foram elaborados certos conhecimentos matemáticos. No agrupamento denominado “HM e a elucidação do para que?” a HM desempenha o papel de apresentar ao aluno uma aplicação, ao longo do tempo, ou em um período específico, de conhecimentos matemáticos. Já no agrupamento denominado “HM e formação cultural geral” a HM desempenha o papel de propiciar uma formação de cunho mais geral. Neste agrupamento estão reunidas as menções que tratam, em sua maioria, de informações sobre personagens ligados à Matemática. A partir da nossa análise, identificamos que pouco mais da metade das menções à HM identificadas nos livros didáticos analisados estão desempenhando a função “HM e formação cultural geral”, que a nosso ver, é a função menos interessante do ponto de vista da compreensão de conteúdos ou conceitos matemáticos. Já a função “HM e estratégia didática” foi identificada em uma pequena parcela de menções. Esta função deveria ser mais explorada, visto que desempenha o papel de proporcionar ao aluno o desenvolvimento de algum raciocínio matemático, levando-o à compreensão do conteúdo ou conceito matemático. As outras duas funções, “HM e a elucidação dos porquês”; “HM e a elucidação do para que?”, juntas, representam um terço do total de menções. Estas duas menções também deveriam ser mais exploradas, visto que, de acordo com nossas análises, contribuem para uma mudança de percepção em relação à Matemática. Estas possibilitam a desmistificação da Matemática como uma ciência isolada e acabada, à medida que mostram a Matemática como ciência em desenvolvimento e, também, as motivações e aplicações, ao longo do tempo, de conceitos matemáticos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 106 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese História da Matemática pt_BR
dc.keywords.portuguese Livros didáticos pt_BR
dc.keywords.portuguese PNLD pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino Médio pt_BR
dc.keywords.english History of Mathematics pt_BR
dc.keywords.english Textbooks pt_BR
dc.keywords.english High school pt_BR
dc.orientador.principal CAVALARI, Mariana Feiteiro
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.date.available 2016-06-06T13:07:40Z
dc.date.accessioned 2016-06-06T13:07:40Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples