DSpace/Manakin Repository

A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática.

Mostrar registro simples

dc.creator MOTA, Geovânia Pereira dos Reis
dc.date.issued 2016-02-30
dc.identifier.citation MOTA, Geovânia Pereira Dos Reis. A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/480
dc.description.abstract Vários pesquisadores têm discutido a importância da abordagem de aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência para a educação em ciência. Também têm discutido as diferentes visões sobre o fazer ciência que os materiais de divulgação científica podem veicular. Neste contexto, realizamos inicialmente uma revisão bibliográfica na qual analisamos trabalhos publicados na área de ensino de ciências que descrevem a aplicação de atividades didáticas direcionadas à abordagem de aspectos da natureza da ciência na educação básica. Analisamos nos trabalhos os seguintes aspectos: contextos de aplicação das atividades (escola, nível de ensino, disciplina); objetivos didáticos; tipos de materiais didáticos usados; estratégias utilizadas; e contribuições das atividades. Nessa revisão bibliográfica verificamos a importância de recursos e estratégias que proporcionem aos estudantes uma visão mais adequada sobre a prática da ciência. Nessa perspectiva, a finalidade desta pesquisa é estudar o potencial de textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP como recurso para a abordagem da sociologia da ciência em sala de aula. Adotamos como referencial teórico os estudos da sociologia da ciência de Bruno Latour. Analisamos os textos “Como explicar um coração tão divido” e “Correr faz bem” da referida revista, utilizando a metodologia de Análise Textual Discursiva. Na etapa seguinte da pesquisa, utilizamos o referido texto em uma atividade didática aplicada em uma turma de primeiro ano ensino médio. Nessa atividade, os alunos produziram histórias em quadrinhos (HQ) baseadas na leitura do texto. Analisamos duas HQ produzidas pelos alunos, adotando a metodologia de Análise Semiótica de Imagens. Os TDC analisados evidenciaram diversos aspectos da prática da ciência e do trabalho do cientista, tais como o trabalho coletivo, a colaboração entre pares, a importância das publicações, a arte da persuasão, argumento de autoridade e entre outros. Nas HQ analisadas, verificamos que vários aspectos dessa natureza foram colocados em destaque pelo aluno. A análise dos dados indica que os textos da revista Pesquisa FAPESP podem auxiliar os estudantes na compreensão de aspectos da prática da ciência. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A revista Pesquisa FAPESP como recurso para abordagem da sociologia da ciência em sala de aula: análise de textos e aplicação de atividade didática. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 115 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Texto de divulgação científica pt_BR
dc.keywords.portuguese Sociologia da ciência pt_BR
dc.keywords.portuguese Revista Pesquisa FAPESP pt_BR
dc.keywords.portuguese Recurso didático pt_BR
dc.keywords.english Popular scientific text pt_BR
dc.keywords.english Sociology of science pt_BR
dc.keywords.english Pesquisa FAPESP magazine pt_BR
dc.keywords.english Didactic resource pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.date.available 2016-06-08T17:51:22Z
dc.date.accessioned 2016-06-08T17:51:22Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples