DSpace/Manakin Repository

Educação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais.

Mostrar registro simples

dc.creator SAIA, Ana Lucia
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.citation SAIA, Ana Lucia. Educação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais. 2014. 175 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/488
dc.description.abstract Dados oficiais sobre a educação dos alunos surdos no Brasil mostram que apenas uma pequena parcela dessas pessoas está matriculada nos bancos escolares. Já as experiências de inclusão em salas de aula com alunos ouvintes têm sido marcadas pelo despreparo dos professores e por relacionamentos superficiais com seus colegas pelo desconhecimento da língua de sinais (Libras). Diante desses dados, o presente trabalho tem por objeto conhecer a história da educação dos surdos na cidade de Itajubá-MG e o atendimento escolar oferecido no passado e nos dias atuais. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada através de nove entrevistas com profissionais da rede estadual de ensino que trabalharam ou ainda trabalham com esses alunos. As informações colhidas permitiram concluir que até 1995 os alunos surdos permaneceram segregados em salas especiais. Embora muitos já fossem adultos, não sabiam ler e escrever. A oportunidade de escolarização e inclusão social dos alunos surdos só ocorreu a partir 1996. Mesmo sem apoio do Estado, alguns profissionais da educação optaram pelo aprendizado da Libras para comunicação e alfabetização dos alunos surdos propiciando a eles a primeira oportunidade de aprendizado. A pesquisa evidenciou que apesar da existência de leis ainda faltam políticas públicas no atendimento desses alunos, o que desencadeia diversos problemas ao surdo, sua família, aos professores e interpretes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Educação de surdos em Itajubá: Dos fragmentos históricos aos dias atuais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 175 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação de surdos pt_BR
dc.keywords.portuguese Inclusão Social pt_BR
dc.keywords.portuguese Libras pt_BR
dc.keywords.portuguese Políticas Públicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Segregação pt_BR
dc.keywords.english Deaf education pt_BR
dc.keywords.english Social Inclusion pt_BR
dc.keywords.english Pounds pt_BR
dc.keywords.english Public Policy pt_BR
dc.keywords.english Segregation pt_BR
dc.orientador.principal NUNES, Sylvia da Silveira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2016-06-10T19:02:12Z
dc.date.accessioned 2016-06-10T19:02:12Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples