dc.creator |
CORRÊA, Polyana Ribeiro de Assis |
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dc.date.issued |
2016-06-03 |
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dc.identifier.citation |
CORRÊA, Polyana Ribeiro de Assis. Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/501 |
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dc.description.abstract |
Na sociedade contemporânea, há a veiculação das tecnologias à qualidade na educação.
Entretanto, defende-se neste trabalho uma concepção de qualidade na educação que está
além dos instrumentos tecnológicos disponíveis e que vai ao encontro do processo ensino-aprendizagem em si, englobando a relação humana, as trocas ocorridas entre professor e aluno e que configuram a educação como instrumento para o desenvolvimento para além do que é proposto pelo sistema capitalista. Diante dessa concepção, levanta-se a indagação: qual o papel das tecnologias (livros, blogs, computadores e prática docente) no processo de construção de aprendizagem, principalmente, no processo de alfabetização? Assim, o trabalho propõe-se a analisar uma distinção das tecnologias nas práticas de alfabetização que podem ser compreendidas como processo (a didática) ou como instrumentos e se constituem como elementos necessários para a realização desse processo educativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa numa unidade escolar situada em um município do interior de São Paulo (SP), nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental que possui diversos recursos tecnológicos e a análise partirá do uso feito desses recursos diante das práticas educativas no processo de alfabetização em paralelo ao que é apresentado pelo Plano Nacional da Educação e pelo Pacto Todos pela Alfabetização na Idade Certa. Diante da pesquisa, percebemos que os recursos tecnológicos deveriam ser usados na concepção de processo e não de produtos, para se pensar a prática docente e o processo de alfabetização, contudo, as práticas observadas não podem, na maioria, ser consideradas como tecnologias de processo, por se perceber práticas muito repetitivas e por vezes vazias que se concentram numa visão tradicionalista da educação, na qual o aluno é tratado como depósito de matérias e não como um sujeito construtor de seu conhecimento. Não se permitiu, durante as observações em sala de aula, ao aluno a descoberta, mas a disciplina e a repetição nos exercícios realizados, evidenciando a característica da escola em acomodar corpos. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização. |
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dc.type |
Dissertação |
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dc.área.concentração |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
100 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Tecnologias na educação |
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dc.keywords.portuguese |
Processo de alfabetização |
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dc.keywords.portuguese |
Educação básica |
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dc.keywords.portuguese |
Sociedade da informática |
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dc.keywords.portuguese |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RODRIGUES, Rogério |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-07-04T14:43:40Z |
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dc.date.accessioned |
2016-07-04T14:43:40Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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