DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização.

Mostrar registro simples

dc.creator CORRÊA, Polyana Ribeiro de Assis
dc.date.issued 2016-06-03
dc.identifier.citation CORRÊA, Polyana Ribeiro de Assis. Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/501
dc.description.abstract Na sociedade contemporânea, há a veiculação das tecnologias à qualidade na educação. Entretanto, defende-se neste trabalho uma concepção de qualidade na educação que está além dos instrumentos tecnológicos disponíveis e que vai ao encontro do processo ensino-aprendizagem em si, englobando a relação humana, as trocas ocorridas entre professor e aluno e que configuram a educação como instrumento para o desenvolvimento para além do que é proposto pelo sistema capitalista. Diante dessa concepção, levanta-se a indagação: qual o papel das tecnologias (livros, blogs, computadores e prática docente) no processo de construção de aprendizagem, principalmente, no processo de alfabetização? Assim, o trabalho propõe-se a analisar uma distinção das tecnologias nas práticas de alfabetização que podem ser compreendidas como processo (a didática) ou como instrumentos e se constituem como elementos necessários para a realização desse processo educativo. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza qualitativa numa unidade escolar situada em um município do interior de São Paulo (SP), nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental que possui diversos recursos tecnológicos e a análise partirá do uso feito desses recursos diante das práticas educativas no processo de alfabetização em paralelo ao que é apresentado pelo Plano Nacional da Educação e pelo Pacto Todos pela Alfabetização na Idade Certa. Diante da pesquisa, percebemos que os recursos tecnológicos deveriam ser usados na concepção de processo e não de produtos, para se pensar a prática docente e o processo de alfabetização, contudo, as práticas observadas não podem, na maioria, ser consideradas como tecnologias de processo, por se perceber práticas muito repetitivas e por vezes vazias que se concentram numa visão tradicionalista da educação, na qual o aluno é tratado como depósito de matérias e não como um sujeito construtor de seu conhecimento. Não se permitiu, durante as observações em sala de aula, ao aluno a descoberta, mas a disciplina e a repetição nos exercícios realizados, evidenciando a característica da escola em acomodar corpos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento, Tecnologias e Educação: A Sociedade da Informática e o uso das tecnologias no processo de alfabetização. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.área.concentração Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 100 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias na educação pt_BR
dc.keywords.portuguese Processo de alfabetização pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação básica pt_BR
dc.keywords.portuguese Sociedade da informática pt_BR
dc.keywords.portuguese Trabalho docente pt_BR
dc.orientador.principal RODRIGUES, Rogério
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2016-07-04T14:43:40Z
dc.date.accessioned 2016-07-04T14:43:40Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples