DSpace/Manakin Repository

Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência.

Mostrar registro simples

dc.creator GONTIJO, Gabriela Belini
dc.date.issued 2016-04-07
dc.identifier.citation GONTIJO, Gabriela Belini. Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/506
dc.description.abstract Alguns estudos apontam para a influência que os textos de divulgação científica (TDC), bem como outros veículos de divulgação da ciência, exercem nas visões que as pessoas têm sobre a ciência. Dessa forma, são necessários estudos que analisem aspectos da natureza da ciência de diversos tipos de TDC, a fim de avaliar seu potencial uso como recurso para o ensino sobre ciência. Nessa perspectiva, lançamos o olhar para uma revista de divulgação científica produzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a revista Minas Faz Ciência. Realizamos, inicialmente, um levantamento bibliográfico no qual buscamos, em trabalhos publicados/apresentados em congresso e em revistas da área de ensino de ciência do Brasil, estudos que abordam a seleção, caracterização e análise de TDC para fins pedagógicos. Nesse levantamento, verificamos que poucos trabalhos se dedicaram aos estudos de aspectos da natureza da ciência presentes nos TDC. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar que características da prática da ciência podem ser evidenciadas em artigos de divulgação científica da revista Minas faz Ciência. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo documental. Para compor nosso corpus de análise, selecionamos doze artigos da revista publicados entre 2012 e 2014, compreendendo um artigo de cada volume. Para análise do corpus, foram adotados como referencial teórico os estudos sobre a sociologia da ciência de Bruno Latour. Nos textos da referida revista, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, identificamos cinco grandes categorias: os aspectos persuasivos na ciência; a ciência como construção coletiva; a influência de fatores externos na construção dos fatos; a dinâmica de trabalho do pesquisador e o ciclo de credibilidade do pesquisador. Os resultados indicam que tais textos podem ser utilizados como recurso didático na abordagem de algumas características do funcionamento da ciência, bem como na discussão de alguns aspectos da sociologia da ciência, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e participativos nos acontecimentos relacionados à ciência, tecnologia e sociedade. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 145 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Texto de divulgação científica pt_BR
dc.keywords.portuguese Sociologia da ciência pt_BR
dc.keywords.portuguese Bruno Latour pt_BR
dc.keywords.portuguese Minas Faz Ciência pt_BR
dc.keywords.english Popular science text pt_BR
dc.keywords.english Sociology of science pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.date.available 2016-07-13T17:51:20Z
dc.date.accessioned 2016-07-13T17:51:20Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples