dc.creator |
GONTIJO, Gabriela Belini |
|
dc.date.issued |
2016-04-07 |
|
dc.identifier.citation |
GONTIJO, Gabriela Belini. Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/506 |
|
dc.description.abstract |
Alguns estudos apontam para a influência que os textos de divulgação científica (TDC), bem como outros veículos de divulgação da ciência, exercem nas visões que as pessoas têm sobre a ciência. Dessa forma, são necessários estudos que analisem aspectos da natureza da ciência de diversos tipos de TDC, a fim de avaliar seu potencial uso como recurso para o ensino sobre ciência. Nessa perspectiva, lançamos o olhar para uma revista de divulgação científica produzida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), a revista Minas Faz Ciência. Realizamos, inicialmente, um levantamento bibliográfico no qual buscamos, em trabalhos publicados/apresentados em congresso e em revistas da área de ensino de ciência do Brasil, estudos que abordam a seleção, caracterização e análise de TDC para fins pedagógicos. Nesse levantamento, verificamos que poucos trabalhos se dedicaram aos estudos de aspectos da natureza da ciência presentes nos TDC. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar que características da prática da ciência podem ser evidenciadas em artigos de divulgação científica da revista Minas faz Ciência. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo documental. Para compor nosso corpus de análise, selecionamos doze artigos da revista publicados entre 2012 e 2014, compreendendo um artigo de cada volume. Para análise do corpus, foram adotados como referencial teórico os estudos sobre a sociologia da ciência de Bruno Latour. Nos textos da referida revista, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, identificamos cinco grandes categorias: os aspectos persuasivos na ciência; a ciência como construção coletiva; a influência de fatores externos na construção dos fatos; a dinâmica de trabalho do pesquisador e o ciclo de credibilidade do pesquisador. Os resultados indicam que tais textos podem ser utilizados como recurso didático na abordagem de algumas características do funcionamento da ciência, bem como na discussão de alguns aspectos da sociologia da ciência, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e participativos nos acontecimentos relacionados à ciência, tecnologia e sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Artigos da revista Minas Faz Ciência: a divulgação científica sob o olhar da sociologia da ciência. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
145 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Texto de divulgação científica |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sociologia da ciência |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Bruno Latour |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Minas Faz Ciência |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Popular science text |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Sociology of science |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-07-13T17:51:20Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-07-13T17:51:20Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|