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Desenvolvimento e Sociedade: Educação Inclusiva na Educação Superior, entre a teoria e a prática na Universidade Federal de Itajubá.

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dc.creator TAVARES, Rosana Elizete
dc.date.issued 2016-06-07
dc.identifier.citation TAVARES, Rosana Elizete. Desenvolvimento e Sociedade: Educação Inclusiva na Educação Superior, entre a teoria e a prática na Universidade Federal de Itajubá. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/529
dc.description.abstract Esta pesquisa aborda o tema do desenvolvimento social e humano, especificamente a partir da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior. Partiu-se da hipótese que há ampla discussão e proposições com vistas a garantir o ingresso e a permanência bem sucedida dos alunos com deficiência na educação superior, contudo há lacunas entre o prescrito e o realizado. Objetiva-se apreender a situação da inclusão escolar das pessoas com deficiência na Universidade Federal de Itajubá sob a perspectiva desses alunos. Para tanto, utilizou-se a metodologia qualitativa por meio de entrevista semiestruturada com cinco dos sete alunos que declararam deficiência nos anos de 2013 e 2014. A análise dos dados embasou-se em Minayo (2000) e os resultados preliminares da pesquisa demonstram que há um descompasso entre as prescrições do Programa Incluir, implementado pelo MEC desde 2005 na educação superior, direcionado às pessoas com deficiência e a experiência dos alunos sobre sua inclusão na universidade. Na sistematização dos dados, constatou-se que os participantes relataram diversas dificuldades como a falta de acessibilidade ao conteúdo das aulas, estruturas físicas não acessíveis, indisponibilidade de alguns professores de proceder às adaptações necessárias na parte pedagógica, necessidade de reforma arquitetônica dos prédios antigos, falta de comunicação e morosidade nas adaptações, o que trouxe prejuízos ao aprendizado dos alunos e à efetivação de uma educação para todos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento e Sociedade: Educação Inclusiva na Educação Superior, entre a teoria e a prática na Universidade Federal de Itajubá. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 105 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Inclusiva pt_BR
dc.keywords.portuguese Inclusão Escolar pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Superior pt_BR
dc.keywords.portuguese Pessoa com deficiência pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.keywords.english Inclusive Education pt_BR
dc.keywords.english School inclusion pt_BR
dc.keywords.english College education pt_BR
dc.keywords.english Disabled person pt_BR
dc.keywords.english Development and Society pt_BR
dc.orientador.principal PIMENTA, Carlos Alberto Máximo
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.linha Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2016-08-25T17:22:31Z
dc.date.accessioned 2016-08-25T17:22:31Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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