DSpace/Manakin Repository

Uma Análise sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iniciação Científica no curso de Engenharia de Produção da Unifei.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Nicole Cristiane Gica dos
dc.date.issued 2016-05-30
dc.identifier.citation SANTOS, Nicole Cristiane Gica dos. Uma Análise sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iniciação Científica no curso de Engenharia de Produção da Unifei. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/531
dc.description.abstract Ciência e tecnologia estão presentes no cotidiano das pessoas, mas o conhecimento gerado no processo de mudanças científicas e tecnológicas nem sempre considera os impactos sociais, culturais, políticos e econômicos como um todo. A construção de tal conhecimento mostra-se, muitas vezes, acrítica em relação ao contexto no qual a pesquisa é desenvolvida, seja ao desconsiderar os valores e opiniões do próprio pesquisador ou ao desconsiderar as pessoas que serão impactadas pelos resultados gerados na pesquisa. Uma abordagem que busca inserir esses fatores nos ambientes científicos e tecnológicos são as visões de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que ganharam maior abrangência nas últimas décadas e mostraram-se importantes para a discussão de desenvolvimento social a partir da produção e aplicação de conhecimentos técnicos. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo refletir acerca da visão de CTS contida nos relatórios de Iniciação Científica (IC) dos estudantes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Percebe-se que a IC é um dos grandes incentivos do governo brasileiro para fomento à pesquisa na qual o estudante de graduação consegue ter seus primeiros contatos com pesquisas científicas e tecnológicas, este é o motivo da sua escolha como base analítica deste trabalho. A delimitação do método de análise utilizado ocorreu por meio das quatro visões CTS – Instrumentalismo, Determinismo, Substantivismo e Teoria Crítica. A partir desses estudos aplicou-se a análise de conteúdo como ferramenta de leitura dos relatórios de IC a fim de levantar a visão de CTS contida na produção de conhecimento gerada por essas pesquisas. Os dados compilados demonstram que os relatórios intercalam as diferentes visões, mas que a grande maioria se apresenta como Determinista, ou seja, relatórios com conteúdos técnicos que desconsideram o ambiente externo e o contexto no qual a pesquisa foi desenvolvida. Alguns fatores foram levantados quanto as possíveis razões desse resultado a partir da análise do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Produção da Unifei. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma Análise sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na Iniciação Científica no curso de Engenharia de Produção da Unifei. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 78 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Determinismo pt_BR
dc.keywords.portuguese Teoria Crítica pt_BR
dc.keywords.portuguese Engenharia de Produção pt_BR
dc.keywords.english Determinism pt_BR
dc.keywords.english Critical Theory pt_BR
dc.keywords.english Production Engineering pt_BR
dc.orientador.principal MELLO, Adilson da Silva
dc.orientador.coorientador CHIMENDES, Vanessa Cristhina Gatto
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2016-08-25T17:54:14Z
dc.date.accessioned 2016-08-25T17:54:14Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples