DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator MIMESSI, Soraya D’Angelo
dc.date.issued 2014-08-29
dc.identifier.citation MIMESSI, Soraya D’Angelo. Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/548
dc.description.abstract A presente investigação é fruto das discussões realizadas dentro da linha de pesquisa “Desenvolvimento e Sociedade” do PPG DTecS da Unifei. Tendo em vista a concepção de desenvolvimento das potencialidades humanas presente no fenômeno educativo, a pesquisa investiga o que está por trás das configurações de ensino e aprendizagem em uma escola intitulada bilíngue situada no estado de São Paulo, uma vez que, o currículo dessa escola abrange a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo desse estudo foi analisar as configurações do ensino e aprendizagem da educação de alunos surdos de uma escola pública que passou a se intitular bilíngue. A metodologia utilizada foi construída por meio da pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas informais com docentes; leitura e análise documental da Ata de Assessoria da escola; observação da estrutura pedagógica escolar; observação da dinâmica de ensino e aprendizagem em sala de aula e entrevista semiestruturada com a professora que atua na Sala de Recursos na referida escola bilíngue. Como resultado, foi observado um ambiente não bilíngue, construído com força legislativa, mas frágil na valorização e disseminação da Libras e da aquisição da Língua Portuguesa escrita. Contudo, foi possível perceber um espaço que tenta construir o bilinguismo em meio a várias adversidades. Sendo o ensino bilíngue um desafio para o ensino em geral e para o ensino público, o desafio posto é a superação da reprodução de antigos problemas da educação inclusiva e exclusão social de algumas minorias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento e Educação Bilíngue para surdos: caminhos e descaminhos na busca de aprendizagem. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 84 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Bilíngue pt_BR
dc.keywords.portuguese Surdo pt_BR
dc.keywords.portuguese Bilinguismo pt_BR
dc.keywords.english Bilingual Education pt_BR
dc.keywords.english Deaf pt_BR
dc.keywords.english Bilingualism pt_BR
dc.orientador.principal NUNES, Sylvia da Silveira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2016-08-31T17:55:49Z
dc.date.accessioned 2016-08-31T17:55:49Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples