dc.creator |
REIS, Regina Sallete Fernandes |
|
dc.date.issued |
2016-07-04 |
|
dc.identifier.citation |
REIS, Regina Sallete Fernandes. A Geometria na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/563 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como propósito proporcionar a reflexão de docentes das escolas municipais de educação básica de Piranguinho - MG, com um curso de formação continuada, no que se refere ao conteúdo de geometria para essa etapa de ensino, desenvolvendo uma abordagem de cunho qualitativo, no qual o pesquisador é participante e busca compreender, ressaltar, refletir, repensar e transformar a prática pedagógica dele e de outros professores que compartilham o conteúdo de geometria dos anos iniciais por meio desse curso. O objetivo é promover uma reflexão dos docentes com um olhar cuidadoso ao conteúdo de geometria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma a facilitar a compreensão, o entendimento e, a partir daí, repensar a prática, desfazendo o receio dos professores em trabalhar com temas de geometria. Adotamos para essa pesquisa a metodologia de Thomas A. Romberg e por ser um mestrado profissional desenvolveu-se como produto final um material de apoio para os professores dessa etapa de ensino. Na pesquisa utilizamos questionários, entrevistas e relatos compondo a coleta de evidências. A insegurança e o receio dos professores em trabalhar com um conteúdo de matemática é grande, com isso, essa pesquisa proporcionou um curso de formação continuada em que os professores puderam fazer trocas e enriquecer seus conhecimentos, levando-os a repensar sua aprendizagem e sua prática, auxiliando na mudança de postura destes profissionais. Nos relatos e entrevistas percebemos que as atividades foram úteis e importantes para a reflexão dos professores, eles aplicaram em suas aulas e demonstraram em seus comentários que buscaram os conceitos quanto aos assuntos abordados durante o curso. É durante a formação continuada que o professor busca apoio e segurança para aprimorar sua prática pedagógica, complementá-la com a do outro, através da troca de experiência, da reflexão do repensar as suas aulas e seu conhecimento. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A Geometria na formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
86 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pensamento Geométrico |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Teoria dos Van Hiele |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Metodologia de Romberg |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Geometric thinking |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Van Hiele theory |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Romberg methodology |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MARCATTO, Flávia Sueli Fabiani |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-09-08T12:12:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-09-08T12:12:57Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|