dc.creator |
AZEVEDO, Lígia Viana |
|
dc.date.issued |
2016-09-17 |
|
dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Lígia Viana. Política Nacional de Educação Ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/587 |
|
dc.description.abstract |
Instituída pela Lei 9.795/99, a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA entende por Educação Ambiental os processos por meio dos quais indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Assim, é indubitável a importância das práticas eficazes de educação ambiental, pois se destinam a promover a sadia qualidade de vida, consoante o art. 225 da Constituição Federal, e, em última instância, privilegiam o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Este trabalho teve como escopo analisar os projetos de extensão e pesquisa tendo como foco a aplicação da PNEA por instituições de ensino públicas federais em duas cidades sul mineiras (Universidade Federal de Itajubá, Campus Itajubá; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre), visando contribuir para as políticas públicas sustentáveis. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, que será realizada mediante os instrumentos de análise dos documentos, onde os dados serão verificados qualitativamente, via análise de conteúdo. Destarte, espera-se neste trabalho, sem exaurir o tema em apreço, posto que em constante evolução, contribuir para fortalecer as formas de aplicação da PNEA nas instituições de ensino. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Política Nacional de Educação Ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
138 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Política Nacional de Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Escolas públicas federais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.keywords.english |
National Policy o Environmental Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Federal public educational institutions |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Public policies |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira |
|
dc.orientador.coorientador |
SANTOS, Janaina Roberta dos |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-10-21T11:21:44Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-10-21T11:21:44Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
|