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Política Nacional de Educação Ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino.

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dc.creator AZEVEDO, Lígia Viana
dc.date.issued 2016-09-17
dc.identifier.citation AZEVEDO, Lígia Viana. Política Nacional de Educação Ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/587
dc.description.abstract Instituída pela Lei 9.795/99, a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA entende por Educação Ambiental os processos por meio dos quais indivíduo e coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Assim, é indubitável a importância das práticas eficazes de educação ambiental, pois se destinam a promover a sadia qualidade de vida, consoante o art. 225 da Constituição Federal, e, em última instância, privilegiam o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. Este trabalho teve como escopo analisar os projetos de extensão e pesquisa tendo como foco a aplicação da PNEA por instituições de ensino públicas federais em duas cidades sul mineiras (Universidade Federal de Itajubá, Campus Itajubá; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Pouso Alegre), visando contribuir para as políticas públicas sustentáveis. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, que será realizada mediante os instrumentos de análise dos documentos, onde os dados serão verificados qualitativamente, via análise de conteúdo. Destarte, espera-se neste trabalho, sem exaurir o tema em apreço, posto que em constante evolução, contribuir para fortalecer as formas de aplicação da PNEA nas instituições de ensino. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Política Nacional de Educação Ambiental: análise de sua aplicação em projetos de pesquisa e extensão de instituições públicas de ensino. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 138 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Política Nacional de Educação Ambiental pt_BR
dc.keywords.portuguese Escolas públicas federais pt_BR
dc.keywords.portuguese Políticas públicas pt_BR
dc.keywords.english National Policy o Environmental Education pt_BR
dc.keywords.english Federal public educational institutions pt_BR
dc.keywords.english Public policies pt_BR
dc.orientador.principal RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira
dc.orientador.coorientador SANTOS, Janaina Roberta dos
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2016-10-21T11:21:44Z
dc.date.accessioned 2016-10-21T11:21:44Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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