Abstract:
Na busca de uma educação de qualidade, têm-se, com frequência, discussões a respeito de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas escolas regulares. Esta pesquisa investiga a inserção da prática inclusiva no processo de Formação Inicial dos Professores de Matemática e a legislação que dá sustentação a essa questão, estando inserida no campo da Educação Matemática, na perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo desta pesquisa consiste em sistematizar e analisar como vem sendo planejada a temática da inclusão, nos cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática, por meio do mapeamento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de algumas Universidades Federais do estado de Minas Gerais e do Instituto Federal localizado no Sul de Minas Gerais. A questão que direciona esta pesquisa é: “Como está sendo proposta a inserção da inclusão nos cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática?”. Este estudo fundamenta-se na abordagem qualitativa, a produção dos dados foi desenvolvida por meio da análise documental dos PPCs de licenciatura em Matemática, na modalidade presencial, e de entrevistas semiestruturadas com coordenadores e alunos das Instituições de Ensino Superior (IES), selecionados a partir dos respectivos PPCs. Para direcionar a análise dos dados, foram usados principalmente alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Assim, os dados foram analisados e interpretados por meio dos dados emergidos, à luz do referencial teórico e apoiado principalmente na legislação vigente. Após a investigação dos PPCs e as entrevistas com os coordenadores e alunos, foi possível fazer um mapeamento de como se dá a Formação Inicial dos Professores na temática da inclusão. Como produto desta pesquisa, foi elaborada uma proposta de trabalho para os professores sobre a temática da Educação Matemática Inclusiva nos cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática, na qual o conteúdo foi definido com o desenvolvimento da investigação, com base nos dados e conhecimentos adquiridos e aprofundados durante a pesquisa.