dc.creator |
COSTA, Lauren Caroline Lima |
|
dc.date.issued |
2016-02-22 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Lauren Caroline Lima. Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/615 |
|
dc.description.abstract |
O ensino de Biologia visa dar subsídios para que os discentes possam utilizar estes conceitos para compreender e opinar no âmbito social, ético, cultural e financeiro desse campo do conhecimento, que interferem diretamente na vida das pessoas. O presente trabalho visa contribuir, de forma prática, para a formação de alunos do ensino médio, considerando a Alfabetização Científica. Para tanto, foi desenvolvida uma Sequência Didática, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação. A Sequência Didática apresenta-se como uma possibilidade prática de aproximar as tecnologias, o conhecimento científico, professores e alunos. Para o desenvolvimento dessa Sequência Didática foram considerados os Estilos de Aprendizagem, apontados pelos alunos como preferenciais e os indicadores de Alfabetização Científica, visando o aprimoramento dos alunos na perspectiva da Alfabetização Científica. A Sequência Didática proposta foi avaliada por três professores de Biologia que lecionam em escolas públicas e particulares. Aos avaliadores foi aplicado um questionário contendo perguntas que focavam na estrutura da Sequência Didática em termos de conteúdo, organização, forma e viabilidade de aplicação em sala de aula. A avaliação da Sequência Didática, por professores da área, se mostrou como um importante instrumento para a validação da mesma, antes da aplicação aos alunos. Os resultados obtidos indicam que os recursos utilizados para a elaboração da Sequência Didática são simples e de fácil utilização, por qualquer pessoa devidamente instruída e podem contribuir para o ensino e aprendizagem de biologia em especial a Genética. Almeja-se que esta Sequência Didática possa ser utilizada como apoio pedagógico para o ensino de Genética básica, auxiliando professores e alunos no processo de ensino deste conteúdo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
114 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Estilos de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Digital Technologies Information and Communication |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning Styles |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Milady Renata Apolinário da |
|
dc.orientador.coorientador |
SACHS, Daniela |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-12-14T16:48:09Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-12-14T16:48:09Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|