DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica.

Mostrar registro simples

dc.creator COSTA, Lauren Caroline Lima
dc.date.issued 2016-02-22
dc.identifier.citation COSTA, Lauren Caroline Lima. Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/615
dc.description.abstract O ensino de Biologia visa dar subsídios para que os discentes possam utilizar estes conceitos para compreender e opinar no âmbito social, ético, cultural e financeiro desse campo do conhecimento, que interferem diretamente na vida das pessoas. O presente trabalho visa contribuir, de forma prática, para a formação de alunos do ensino médio, considerando a Alfabetização Científica. Para tanto, foi desenvolvida uma Sequência Didática, utilizando as tecnologias digitais da informação e comunicação. A Sequência Didática apresenta-se como uma possibilidade prática de aproximar as tecnologias, o conhecimento científico, professores e alunos. Para o desenvolvimento dessa Sequência Didática foram considerados os Estilos de Aprendizagem, apontados pelos alunos como preferenciais e os indicadores de Alfabetização Científica, visando o aprimoramento dos alunos na perspectiva da Alfabetização Científica. A Sequência Didática proposta foi avaliada por três professores de Biologia que lecionam em escolas públicas e particulares. Aos avaliadores foi aplicado um questionário contendo perguntas que focavam na estrutura da Sequência Didática em termos de conteúdo, organização, forma e viabilidade de aplicação em sala de aula. A avaliação da Sequência Didática, por professores da área, se mostrou como um importante instrumento para a validação da mesma, antes da aplicação aos alunos. Os resultados obtidos indicam que os recursos utilizados para a elaboração da Sequência Didática são simples e de fácil utilização, por qualquer pessoa devidamente instruída e podem contribuir para o ensino e aprendizagem de biologia em especial a Genética. Almeja-se que esta Sequência Didática possa ser utilizada como apoio pedagógico para o ensino de Genética básica, auxiliando professores e alunos no processo de ensino deste conteúdo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento de uma Sequência Didática sobre Genética com uso das TDIC para a Alfabetização Científica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 114 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Biologia pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação pt_BR
dc.keywords.portuguese Estilos de Aprendizagem pt_BR
dc.keywords.english Biology Teaching pt_BR
dc.keywords.english Digital Technologies Information and Communication pt_BR
dc.keywords.english Learning Styles pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Milady Renata Apolinário da
dc.orientador.coorientador SACHS, Daniela
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-12-14T16:48:09Z
dc.date.accessioned 2016-12-14T16:48:09Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples