dc.creator |
VIEIRA, Bárbara Flávia Marques |
|
dc.date.issued |
2016-12-08 |
|
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Bárbara Flávia Marques. Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/651 |
|
dc.description.abstract |
Atualmente, há uma crescente preocupação com a qualidade dos produtos de informação que são gerados. Contudo, a falta de conhecimento explícito que seja efetivamente prático na área de análise e gestão da qualidade de dados pode dificultar a utilização das abordagens propostas na literatura. Neste trabalho é apresentada a compilação de ferramentas e técnicas estruturada em uma metodologia para análise e gestão de qualidade de dados, tornando-a menos subjetiva para implantação. O aprendizado de uma metodologia para a gestão da qualidade de dados exige prática. Considerando que a aplicação com fins educacionais de uma metodologia nem sempre é possível, a proposta para facilitar este aprendizado é a elaboração de um jogo digital, Data Quality Simulator, sendo o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento deste jogo. Para isso foram realizados estudos na literatura sobre jogos de aprendizagem e características presentes em jogos. Neste trabalho também se encontra uma pesquisa de opinião sobre jogos para definição de requisitos. As metas educacionais e os requisitos estabelecidos foram mapeados em relação a estrutura do Data Quality Simulator. Além das estratégias e técnicas propostas na metodologia e do desenvolvimento do jogo, neste trabalho, é discutida a abordagem a ser utilizada para a avaliação da proposta. É apresentado resultados obtidos com a avaliação de aprendizagem, satisfação do usuário e usabilidade do jogo desenvolvido, sendo que estes positivos para o fortalecimento do uso de jogos para o ensino e prática do conteúdo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Uma Abordagem Baseada em Jogos Sérios Para o Ensino de Qualidade de Dados. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
102 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Metodologia de qualidade de dados |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Jogos sérios |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Avaliação de jogos sérios |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Data quality methodology |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Serious games |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Evaluation of serious games |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
PAULA, Melise Maria Veiga de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ciência e Tecnologia da Computação |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-02-07T11:32:29Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-07T11:32:29Z |
|
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação |
|