dc.creator |
SILVA, Lidia Chiaradia da |
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dc.date.issued |
2016-12-15 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Lidia Chiaradia da. Autoestudo da prática docente na formação de enfermeiros. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/665 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação aborda a experiência de se desenvolver o autoestudo, ou melhor, se envolver nesse processo. Metodologia essa, não só de estudo da prática, mas também o aprimoramento da prática docente no exercício dela no Ensino Superior. O objetivo deste estudo foi aplicar um autoestudo docente a partir de uma disciplina específica do curso de formação em enfermagem com vistas à compreensão dos mecanismos de articulação teórico-prática de enfermagem que podem apontar princípios norteadores à docência, na disciplina Enfermagem na Saúde Coletiva II na Escola de Enfermagem Wenceslau Braz de Itajubá-MG. O trabalho fundamentou-se na abordagem qualitativa e, para atender aos objetivos propostos, aplicou-se um instrumento de relato diário, descrevendo passo a passo as atividades propostas e o relato de heteroavaliação preenchido pela docente, avaliando práticas utilizadas, bem como o grupo focal como tipo de entrevista em grupo que valoriza a comunicação entre os participantes da pesquisa a fim de gerar dados. Foram 18 sujeitos que atenderam aos critérios para participação do estudo e responderam a autoavaliação, cujas aulas foram ministradas no período de fevereiro a maio de 2016. Como análise, evidenciamos a importância da articulação teoria-prática no processo de aprendizagem, inclusive na saúde, onde o espaço da sala de aula se expande para as Unidades de Saúde possibilitando um aprendizado significativo. Evidenciamos que o exercício de mediação do professor entre a atividade do aluno e a curiosidade epistemológica precisa ser trabalhada no planejamento e na execução da docência. Reconhecemos que os saberes pedagógicos emergem à medida que o professor desenvolve sua prática, ou seja, o cotidiano da profissão tem forte influência no desenvolvimento desses saberes e não apenas proveniente da sua formação. Nesse sentido, compreendemos que a experiência de se desenvolver o autoestudo, torna o professor ainda mais confiante em suas habilidades de ensinar os alunos; mais ativo e independente ao lidar com situações difíceis que surgem durante as aulas e mais seguro ao adquirir hábitos e habilidades de pesquisa para analisar de uma maneira mais profunda suas estratégias de ensino. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Autoestudo da prática docente na formação de enfermeiros. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
64 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Formação em Enfermagem |
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dc.keywords.portuguese |
Autoestudo |
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dc.keywords.portuguese |
Prática Docente |
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dc.keywords.portuguese |
Teoria-Prática |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Nursing Training |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Self-Study |
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dc.keywords.english |
Teachers Practice |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Theory-Practice |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-02-15T16:29:47Z |
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dc.date.accessioned |
2017-02-15T16:29:47Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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