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Comparação do desempenho de diferentes técnicas de controle aplicadas a dinâmica de voo de aeronaves.

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dc.creator CAMPOS, Rafaella Barrêto
dc.date.issued 2017-02
dc.identifier.citation CAMPOS, Rafaella Barrêto. Comparação do desempenho de diferentes técnicas de controle aplicadas a dinâmica de voo de aeronaves. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/691
dc.description.abstract As aeronaves nem sempre têm qualidades de voo adequadas e estudos visando uma melhora neste quesito vem sendo feitos por diferentes pesquisadores. Uma forma de melhorar as qualidades de voo das aeronaves, sem a necessidade de grandes mudanças no projeto inicial das mesmas, é obtida com a implementação de leis de controle de voo que auxiliam o piloto no comando da aeronave. Esta estratégia vem sendo bastante avaliada e estudada na indústria aeronáutica moderna. O presente trabalho apresenta um estudo detalhado, via simulações numéricas e controle de voo, acerca do uso de leis de controle para controlar a dinâmica de duas aeronaves: uma aeronave rígida e outra flexível. As leis de controle utilizadas foram i) controle proporcional derivativo integrativo, ii) regulador integrativo universal, iii) inversão dinâmica e iv) sliding mode. As aeronaves utilizadas foram Mirage III que é uma aeronave rígida e uma aeronave flexível, com a metodologia NFNS_s (Non Linear Flight Dynamics – Non Linear Structural Dynamics, strain based formulation), NFNS_s190 (AEROFLEX), buscando um maior desempenho dos sistemas de controle, sem afetar a segurança de voo. Foi realizada uma comparação dessas técnicas de controle com base em resultados de simulações feitas para verificar o desempenho e sintonia dos controladores. Foram notadas diferenças entre os tipos de controle. As causas encontradas para estas diferenças indicam algumas melhorias necessárias na obtenção dos ganhos ótimos para obter melhores resultados. Os resultados demonstram eficácia das leis de controle projetadas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Comparação do desempenho de diferentes técnicas de controle aplicadas a dinâmica de voo de aeronaves. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 142 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Aeronave flexível pt_BR
dc.keywords.portuguese Simulação de voo pt_BR
dc.keywords.portuguese Controle de voo pt_BR
dc.keywords.portuguese Leis de controle pt_BR
dc.keywords.portuguese Controle PID pt_BR
dc.keywords.portuguese Regulador integrativo universal pt_BR
dc.keywords.portuguese Inversão dinâmica pt_BR
dc.keywords.portuguese Sliding mode pt_BR
dc.keywords.portuguese Controle não linear pt_BR
dc.keywords.english Flexible aircraft pt_BR
dc.keywords.english Flight simulation pt_BR
dc.keywords.english Flight control pt_BR
dc.keywords.english Control laws pt_BR
dc.keywords.english PID control pt_BR
dc.keywords.english Universal integrative regulator pt_BR
dc.keywords.english Dynamic inversion pt_BR
dc.keywords.english Sliding mode pure pt_BR
dc.orientador.principal CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da
dc.orientador.coorientador SOUSA, Marcelo Santiago de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Projeto, Materiais e Processos pt_BR
dc.date.available 2017-03-17T17:50:59Z
dc.date.accessioned 2017-03-17T17:50:59Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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