DSpace/Manakin Repository

Investigação de características de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator NOGUEIRA, D’Andréa do Rosário
dc.date.issued 2017-03
dc.identifier.citation NOGUEIRA, D’Andréa do Rosário. Investigação de características de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educação básica. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/715
dc.description.abstract Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo a análise das características de autonomia docente decorrentes da instauração de um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) em uma escola pública de Minas Gerais, do qual participam professores desta escola e a pesquisadora, que também é professora da escola. Percebemos que a autonomia docente está na união de ideias e de ideais, no compartilhar de desafios e dificuldades e na busca coletiva de resultados. Particularmente, o GPC tratou de uma questão ambiental, que é o lixo eletrônico, uma das muitas facetas de uma questão mais ampla e que foi a escolha da pesquisadora, que é a produção e o consumo de lixo plástico na escola, em uma abordagem CTS. O objetivo da pesquisa é a busca de elementos que caracterizem a autonomia docente e também de elementos da constituição do planejamento conjunto sobre a questão tema a ser trabalhada. Optamos por uma pesquisa qualitativa, usando a pesquisa participante. Para a interpretação dos dados, foi realizada uma análise categorial articulada aos referenciais teóricos discutidos ao longo do trabalho. Ao final deste processo, pudemos apontar contribuições importantes sobre as relações entre os docentes e também como esta interação favoreceu a autonomia docente a partir do momento em que os membros do grupo se apropriaram do conhecimento. Por fim, apontamos ainda caminhos relevantes para as pesquisas da área a partir da união entre docentes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Investigação de características de autonomia docente em um grupo de planejamento conjunto de professores da educação básica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 158 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Grupo de Planejamento Conjunto pt_BR
dc.keywords.portuguese Escola pública pt_BR
dc.keywords.portuguese Minas Gerais pt_BR
dc.keywords.portuguese Autonomia docente pt_BR
dc.keywords.portuguese Lixo eletrônico pt_BR
dc.keywords.portuguese Lixo plástico pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, João Ricardo Neves da
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.date.available 2017-04-06T12:33:07Z
dc.date.accessioned 2017-04-06T12:33:07Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples