dc.creator |
DIAS, Marcos Vinícius Xavier |
|
dc.date.issued |
2013-11-27 |
|
dc.identifier.citation |
DIAS, Marcos Vinícius Xavier. Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. 2013. 136 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/728 |
|
dc.description.abstract |
Após um início promissor, os carros elétricos foram superados pelos carros com motor de combustão interna. Hoje, quase um século depois, eles voltam a ter espaço no cenário mundial. Primeiramente, este trabalho revê objetivamente a história dos carros elétricos e das tecnologias de geração de energia fotovoltaica e faz uma revisão bibliográfica dos trabalhos correlatos. Apresenta o setor de transportes no Brasil seguido pelos principais conceitos de matriz de emissões. Adota o estado de São Paulo como estudo de caso. Descreve a metodologia proposta para a projeção dos indicadores frota, desempenho energético, quilometragem média percorrida e nível de ocupação, para a projeção das emissões associadas bem como as premissas. Apresenta a metodologia de cálculo para o consumo de energia e as emissões. Define os cenários, no caso, com penetração de 10%, 30% e 60%, além do cenário base sem carros elétricos e o cenário compulsório com 100% de carros elétricos em 2035. Apresenta-se os resultados em termos de consumo e emissões para cada cenário e analisa-se comparativamente o modal rodoviário e os automóveis. Em face dos resultados obtidos, primeiramente analisa o suprimento do adicional de energia utilizando-se energia solar fotovoltaica. Em seguida é feita uma análise do impacto da eficiência dos carros elétricos no consumo de energia elétrica e, para finalizar, analisa o impacto do nível de ocupação da frota no consumo de energia e emissões do estado. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
136 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Carros elétricos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Automóveis |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Energia elétrica |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Consumo |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
HADDAD, Jamil |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Sistemas elétricos de potência |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-04-17T17:27:10Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-04-17T17:27:10Z |
|
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica |
|