DSpace/Manakin Repository

Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis.

Mostrar registro simples

dc.creator DIAS, Marcos Vinícius Xavier
dc.date.issued 2013-11-27
dc.identifier.citation DIAS, Marcos Vinícius Xavier. Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. 2013. 136 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/728
dc.description.abstract Após um início promissor, os carros elétricos foram superados pelos carros com motor de combustão interna. Hoje, quase um século depois, eles voltam a ter espaço no cenário mundial. Primeiramente, este trabalho revê objetivamente a história dos carros elétricos e das tecnologias de geração de energia fotovoltaica e faz uma revisão bibliográfica dos trabalhos correlatos. Apresenta o setor de transportes no Brasil seguido pelos principais conceitos de matriz de emissões. Adota o estado de São Paulo como estudo de caso. Descreve a metodologia proposta para a projeção dos indicadores frota, desempenho energético, quilometragem média percorrida e nível de ocupação, para a projeção das emissões associadas bem como as premissas. Apresenta a metodologia de cálculo para o consumo de energia e as emissões. Define os cenários, no caso, com penetração de 10%, 30% e 60%, além do cenário base sem carros elétricos e o cenário compulsório com 100% de carros elétricos em 2035. Apresenta-se os resultados em termos de consumo e emissões para cada cenário e analisa-se comparativamente o modal rodoviário e os automóveis. Em face dos resultados obtidos, primeiramente analisa o suprimento do adicional de energia utilizando-se energia solar fotovoltaica. Em seguida é feita uma análise do impacto da eficiência dos carros elétricos no consumo de energia elétrica e, para finalizar, analisa o impacto do nível de ocupação da frota no consumo de energia e emissões do estado. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Impacto no consumo de energia elétrica e nas emissões decorrente da introdução de carros elétricos na frota de automóveis. pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 136 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Carros elétricos pt_BR
dc.keywords.portuguese Automóveis pt_BR
dc.keywords.portuguese Energia elétrica pt_BR
dc.keywords.portuguese Consumo pt_BR
dc.orientador.principal HADDAD, Jamil
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Elétrica pt_BR
dc.pg.area Sistemas elétricos de potência pt_BR
dc.date.available 2017-04-17T17:27:10Z
dc.date.accessioned 2017-04-17T17:27:10Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples