dc.creator |
AMORIM, Gabriela da Fonseca de |
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dc.date.issued |
2014-02-26 |
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dc.identifier.citation |
AMORIM, Gabriela da Fonseca de. Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/745 |
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dc.description.abstract |
O Seis Sigma é uma estratégia que auxilia na implementação de ações de melhoria em processos e tem sido adotada por milhares de empresas globalmente competitivas. Existem diferentes roteiros para implantá-la e usou-se o DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control) neste trabalho. Para garantir o sucesso na implantação é preciso investir em treinamentos sobre a metodologia Seis Sigma (DMAIC), dentre eles destacam-se os treinamentos para a formação de Green Belts e Black Belts pois são os profissionais ligados diretamente aos projetos de melhoria. Apesar da abundância de cursos oferecidos para certificação desses profissionais, verifica-se a necessidade de um padrão de avaliação que garanta a qualidade do ensino e assegure que o profissional treinado esteja de fato apto a exercer sua função. Este trabalho visa suprir essa necessidade a partir da condução de uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de um modelo de avaliação do aprendizado de Green Belts e Black Belts em formação que sirva de feedback para que o professor compreenda as necessidades dos alunos e de garantia da qualidade do ensino. Mas, como fazê-lo? O domínio cognitivo da Taxonomia de Bloom foi originalmente abordado em 1956, mas foi revisado e atualizado nos anos 90 por alguns alunos de Bloom. Esta versão mais atual foi usada para basear o modelo de avaliação proposto. O objetivo do trabalho é, portanto, propor um modelo baseado na Taxonomia de Bloom revisada para direcionar o treinamento e padronizar a avaliação de Green Belts e Black Belts em cada fase do roteiro DMAIC garantindo a qualidade do ensino de Seis Sigma. Para isso, foi criado um banco de questões para a elaboração de um grande número de provas distintas em cada fase do roteiro DMAIC. O modelo desenvolvido está disponível para analisar treinamentos e implicações da pesquisa-ação são discutidas ao final do trabalho. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de avaliação do aprendizado de Seis Sigma usando a Taxonomia de Bloom revisada. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
147 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Modelo de avaliação do aprendizado |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Taxonomia de Bloom revisada |
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dc.keywords.portuguese |
DMAIC |
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dc.keywords.portuguese |
Seis Sigma |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning evaluation model |
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dc.keywords.english |
Revised Bloom’s Taxonomy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Six Sigma |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
BALESTRASSI, Pedro Paulo |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Qualidade e Produtos |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-05-02T17:56:48Z |
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dc.date.accessioned |
2017-05-02T17:56:48Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
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