DSpace/Manakin Repository

Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física.

Mostrar registro simples

dc.creator SILVA, Thiago Henrique dos Santos da
dc.date.issued 2016-02
dc.identifier.citation SILVA, Thiago Henrique dos Santos da. Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/752
dc.description.abstract A importância das atividades experimentais no ensino de ciências é destacada por tantas pesquisas que sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem já é consenso na área. Contudo, esse fato não tem contribuído para que a experimentação seja uma realidade constante nas escolas brasileiras, tendo em vista, diferentes fatores: a falta de infraestrutura na maioria das escolas, o despreparo pedagógico de muitos professores para planejar e dirigir esse tipo de atividade, a falta de apoio para a realização de montagem e manutenção de equipamentos, etc. Neste trabalho, propomos o desenvolvimento e a avaliação de uma atividade experimental que pode ser controlada remotamente por qualquer usuário por meio de um computador conectado à internet. Inspirado na História da Física e da Matemática, o experimento, pode oportunizar discussões relativos tanto à conceitos matemáticos quanto físicos, facilitando um abordagem interdisciplinar. Resultados apontam para a eficácia e precisão da atividade quanto à coleta de dados. Além disso, em relação à opinião de licenciandos e dos Professores de Física e Matemática consultados, o recurso apresenta potenciais para ser utilizado como meio para disseminar a prática experimental entre os alunos das escolas públicas que não dispõem de laboratórios. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 76 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Física pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Matemática pt_BR
dc.keywords.portuguese Experimentação pt_BR
dc.keywords.portuguese Laboratório Remoto pt_BR
dc.keywords.english Physics Teaching pt_BR
dc.keywords.english Mathematics Teaching pt_BR
dc.keywords.english Experimentation pt_BR
dc.keywords.english Remote Laboratory pt_BR
dc.orientador.principal MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area PP pt_BR
dc.date.available 2017-05-04T13:06:22Z
dc.date.accessioned 2017-05-04T13:06:22Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples