dc.creator |
SILVA, Thiago Henrique dos Santos da |
|
dc.date.issued |
2016-02 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Thiago Henrique dos Santos da. Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/752 |
|
dc.description.abstract |
A importância das atividades experimentais no ensino de ciências é destacada por tantas pesquisas que sua utilização no processo de ensino e de aprendizagem já é consenso na área. Contudo, esse fato não tem contribuído para que a experimentação seja uma realidade constante nas escolas brasileiras, tendo em vista, diferentes fatores: a falta de infraestrutura na maioria das escolas, o despreparo pedagógico de muitos professores para planejar e dirigir esse tipo de atividade, a falta de apoio para a realização de montagem e manutenção de equipamentos, etc. Neste trabalho, propomos o desenvolvimento e a avaliação de uma atividade experimental que pode ser controlada remotamente por qualquer usuário por meio de um computador conectado à internet. Inspirado na História da Física e da Matemática, o experimento, pode oportunizar discussões relativos tanto à conceitos matemáticos quanto físicos, facilitando um abordagem interdisciplinar. Resultados apontam para a eficácia e precisão da atividade quanto à coleta de dados. Além disso, em relação à opinião de licenciandos e dos Professores de Física e Matemática consultados, o recurso apresenta potenciais para ser utilizado como meio para disseminar a prática experimental entre os alunos das escolas públicas que não dispõem de laboratórios. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta experimental controlada remotamente para uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Matemática e Física. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
76 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Experimentação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Laboratório Remoto |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Physics Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Mathematics Teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Experimentation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Remote Laboratory |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
PP |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-05-04T13:06:22Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-05-04T13:06:22Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|