DSpace/Manakin Repository

Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Marcos Roberto dos
dc.date.issued 2017-04
dc.identifier.citation SANTOS, Marcos Roberto dos. Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/764
dc.description.abstract Existe um consenso por parte de pesquisadores em Educação Matemática sobre a importância da História da Matemática no ensino de Matemática. O uso da História da Matemática em sala de aula, também, é indicado nos documentos oficiais, tais como nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Entretanto, algumas pesquisas indicam que a História da Matemática tem sido pouco utilizada em sala de aula neste nível de ensino. Nesse sentido, realizamos uma investigação com objetivo de analisar as compreensões dos professores de Matemática do Ensino Médio que atuam nas escolas públicas do município de Itajubá/MG acerca da utilização da História da Matemática para o ensino desta disciplina. Dez docentes entendem que a História da Matemática deve ser introduzida em sala de aula com o objetivo de apresentar curiosidades e de motivar os estudantes. A forma mais utilizada por eles para a introdução da História da Matemática em suas aulas é por meio da apresentação de informações históricas, em especial, no início do conteúdo que será trabalhado. Destacamos que apenas dois professores conhecem materiais específicos relacionados à História da Matemática, os outros materiais utilizados para as aulas que abordam a História da Matemática são os livros didáticos e materiais de divulgação científica. Os resultados indicam que apesar do crescimento de trabalhos e pesquisas sobre História da Matemática, e do fato da maioria destes docentes terem tido contato com a História da Matemática em sua formação, a introdução de elementos da História da Matemática em sala de aula ainda é pouco vista como uma possibilidade de auxiliar a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Com relação às dificuldades apontadas pelos professores para a inclusão da História da Matemática nas aulas de Matemática estão a falta de tempo, a falta de interesse dos alunos e a falta de conhecimento acerca de materiais disponíveis e de formas de abordar este tema. Neste sentido, os docentes indicam para que haja um aumento da utilização da História da Matemática em sala de aula na Educação básica é necessário que haja um aumento da abordagem da História da Matemática e de suas potencialidades no ensino nos cursos de formação inicial e continuada de professores. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Compreensões de professores do ensino médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 82 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Concepções de Professores pt_BR
dc.keywords.portuguese História da Matemática pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino Médio pt_BR
dc.keywords.english Conceptions of Teachers pt_BR
dc.keywords.english History of Mathematics pt_BR
dc.keywords.english High school pt_BR
dc.orientador.principal CAVALARI, Mariana Feiteiro
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-05-17T17:52:19Z
dc.date.accessioned 2017-05-17T17:52:19Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples