DSpace/Manakin Repository

Projetos temáticos e enfoque CTS na educação básica: Caracterização dos trabalhos apresentados por autores brasileiros, espanhóis e portugueses nos seminários Ibero-Americanos de CTS.

Mostrar registro simples

dc.creator GONÇALVES, Rafael Schepper
dc.date.issued 2014-04-11
dc.identifier.citation GONÇALVES, Rafael Schepper. Projetos temáticos e enfoque CTS na educação básica: Caracterização dos trabalhos apresentados por autores brasileiros, espanhóis e portugueses nos seminários Ibero-Americanos de CTS. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/776
dc.description.abstract Há uma polissemia de sentidos quando falamos em enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Em comum, muitas têm sido as propostas de oferecer ao educando um ensino de ciências que se volta para os objetivos de uma formação mais abrangente, no sentido de prepará-lo para processos de tomada de decisões. Todavia, mesmo neste nível de discussão, há muitos entendimentos quanto aos significados de formar os indivíduos para participarem de processos decisórios. Nessa perspectiva, partimos do pressuposto de que o ensino de ciências pode contribuir tanto para formação científica do educando quanto para sua formação cidadã, e um dos caminhos que podem ser trilhados pelo professor para alcançar tais objetivos dá-se por meio das práticas educativas embasadas na Abordagem Temática. De modo especial, temos interesse em compreender estas diferentes concepções com relação ao enfoque CTS no Brasil e na Europa, tendo em vista que são dois grandes centros produtores de trabalhos de pesquisa nesta área do conhecimento. Diante do que foi exposto e com o intuito de entender as articulações e as diferentes perspectivas de CTS no Brasil e nos países ibéricos, temos o seguinte problema de pesquisa: que características teóricas e metodológicas possuem as práticas educativas elaboradas a partir da Abordagem Temática envolvendo o enfoque CTS nos trabalhos de autores brasileiros, espanhóis e portugueses apresentados nos Seminários Ibero-americanos CTS? A escolha desses seminários ocorreu por constituírem-se em uma rica fonte para obtenção de dados referentes a presente pesquisa e por sua representatividade tangente ao ensino de ciências no eixo ibero-americano. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa de caráter documental. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Quando da constituição do corpus, procuramos selecionar os trabalhos que apresentavam como pano de fundo a Abordagem Temática. Dentre esses trabalhos observamos o surgimento de três categorias: documentários; interpretação, elaboração e discussão de textos; e ensino por projetos. Essas categorias não foram definidas a priori, mas emergiram a partir da leitura integral dos trabalhos pertencentes ao corpus de análise. Pôde-se notar o aparecimento de três vertentes distintas. Uma delas balizada por pressupostos do educador Paulo Freire. A outra segue o viés axiológico. E a terceira, de caráter interdisciplinar. Verificou-se, ainda, que os trabalhos ancorados na Abordagem temática são majoritariamente de autores brasileiros. O presente estudo também apontou uma visível articulação entre as práticas educativas de cariz CTS realizadas por pesquisadores brasileiros e as práticas educativas com enfoque CTS apresentadas por pesquisadores da Península Ibérica. Entendemos que tais práticas contribuíram tanto para formação científica do educando quanto para sua formação cidadã, além de promoverem a emancipação do indivíduo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Projetos temáticos e enfoque CTS na educação básica: Caracterização dos trabalhos apresentados por autores brasileiros, espanhóis e portugueses nos seminários Ibero-Americanos de CTS. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 88 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Abordagem Temática pt_BR
dc.keywords.portuguese Enfoque CTS pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.english Thematic Account pt_BR
dc.keywords.english STS pt_BR
dc.keywords.english Science Education pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Luciano Fernandes
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências. pt_BR
dc.date.available 2017-05-23T13:47:22Z
dc.date.accessioned 2017-05-23T13:47:22Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples