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Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor.

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dc.creator QUINTERO, Yina Faizully Gamboa
dc.date.issued 2014-08-02
dc.identifier.citation QUINTERO, Yina Faizully Gamboa. Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/780
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma metodologia para a análise do escoamento em sistema rotor-voluta de turbomáquinas centrifugas. O escoamento através desse sistema é considerado potencial, incompressível, bidimensional e quase-permanente. O campo de velocidades induzidas pela voluta é considerado no cálculo do escoamento no interior do rotor. A emissão de vórtices no escoamento relativo não-permanente que ocorreria no bordo de fuga das pás é desprezada, e a condição de Kutta clássica é aplicada nesses bordos. Entretanto, a assimetria do escoamento causada pela voluta é considerada. O método das singularidades é aplicado na formulação do problema, empregando-se distribuições de vórtices sobre as superfícies das pás e da voluta. Para a determinação das densidades de vórtices, a solução numérica das equações integrais resultantes das formulações é obtida pelo método dos painéis. Com o objetivo de analisar a influência de possíveis desvios de fabricação no rotor, cada pá é gerada individualmente. Nas aplicações numéricas, foram realizadas cinco modificações para simular esses desvios no: diâmetro externo, diâmetro interno, ângulo de saída, ângulo de entrada e no ângulo de separação das pás. Cada desvio foi analisado separadamente para apenas uma pá, utilizando fatores de modificação entre 0.9 e 1.1. Resultados numéricos para cada desvio na geometria do rotor são apresentados, com a finalidade de mostrar a influência desses desvios nas características aerodinâmicas de sistemas rotor-voluta. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 198 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Turbomáquina pt_BR
dc.keywords.portuguese Rotor Radial pt_BR
dc.keywords.portuguese Voluta pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistema Rotor-Voluta pt_BR
dc.keywords.portuguese Escoamento Potencial pt_BR
dc.keywords.portuguese Método das Singularidades pt_BR
dc.keywords.portuguese Método dos Painéis pt_BR
dc.keywords.english Turbomachinery pt_BR
dc.keywords.english Radial Impeller pt_BR
dc.keywords.english Volute pt_BR
dc.keywords.english Impeller-Volute System pt_BR
dc.keywords.english Potential Flow pt_BR
dc.keywords.english Singularity Method pt_BR
dc.keywords.english Panel Method pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Waldir de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2017-05-25T14:28:39Z
dc.date.accessioned 2017-05-25T14:28:39Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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