dc.creator |
QUINTERO, Yina Faizully Gamboa |
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dc.date.issued |
2014-08-02 |
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dc.identifier.citation |
QUINTERO, Yina Faizully Gamboa. Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. 2013. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/780 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma metodologia para a análise do escoamento em sistema rotor-voluta de turbomáquinas centrifugas. O escoamento através desse sistema é considerado potencial, incompressível, bidimensional e quase-permanente. O campo de velocidades induzidas pela voluta é considerado no cálculo do escoamento no interior do rotor. A emissão de vórtices no escoamento relativo não-permanente que ocorreria no bordo de fuga das pás é desprezada, e a condição de Kutta clássica é aplicada nesses bordos. Entretanto, a assimetria do escoamento causada pela voluta é considerada. O método das singularidades é aplicado na formulação do problema, empregando-se distribuições de vórtices sobre as superfícies das pás e da voluta. Para a determinação das densidades de vórtices, a solução numérica das equações integrais resultantes das formulações é obtida pelo método dos painéis. Com o objetivo de analisar a influência de possíveis desvios de fabricação no rotor, cada pá é gerada individualmente. Nas aplicações numéricas, foram realizadas cinco modificações para simular esses desvios no: diâmetro externo, diâmetro interno, ângulo de saída, ângulo de entrada e no ângulo de separação das pás. Cada desvio foi analisado separadamente para apenas uma pá, utilizando fatores de modificação entre 0.9 e 1.1. Resultados numéricos para cada desvio na geometria do rotor são apresentados, com a finalidade de mostrar a influência desses desvios nas características aerodinâmicas de sistemas rotor-voluta. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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dc.title |
Análise da interação Rotor-Voluta de turbomáquinas centrífugas por meio do escoamento potencial levando em consideração a variação da geometria e espaçamento das pás do rotor. |
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dc.type |
Dissertação |
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dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
198 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Turbomáquina |
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dc.keywords.portuguese |
Rotor Radial |
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dc.keywords.portuguese |
Voluta |
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dc.keywords.portuguese |
Sistema Rotor-Voluta |
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dc.keywords.portuguese |
Escoamento Potencial |
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dc.keywords.portuguese |
Método das Singularidades |
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dc.keywords.portuguese |
Método dos Painéis |
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dc.keywords.english |
Turbomachinery |
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dc.keywords.english |
Radial Impeller |
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dc.keywords.english |
Volute |
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dc.keywords.english |
Impeller-Volute System |
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dc.keywords.english |
Potential Flow |
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dc.keywords.english |
Singularity Method |
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dc.keywords.english |
Panel Method |
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dc.orientador.principal |
OLIVEIRA, Waldir de |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
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dc.pg.area |
Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-05-25T14:28:39Z |
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dc.date.accessioned |
2017-05-25T14:28:39Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
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