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Impactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião.

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dc.creator MENEZES, Cintia Barreiro
dc.date.issued 2013-12-06
dc.identifier.citation MENEZES, Cintia Barreiro. Impactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/788
dc.description.abstract A pesquisa de mercado tem importante papel ao atender os anseios de indústrias e de prestadores de serviços do mercado local e global, pois geralmente realizam estudos sobre análise do perfil, hábitos e atitudes do consumidor; avaliação e desenvolvimento do mix de marca, nome, embalagem, cor; pré-teste de anúncio; teste de produtos (lançamento, uso e conceito); dimensionamento e potencial de mercado; satisfação e lealdade de clientes etc. A importância de ter um projeto de pesquisa de mercado com informações consistentes e confiáveis impulsionou esse segmento a elaborar um padrão de qualidade internacional para atender de forma segura o mercado globalizado. Com intuito de utilizar práticas da gestão da qualidade e obter um padrão de qualidade na execução de pesquisas, algumas empresas e institutos de pesquisa buscaram a certificação pela norma ISO 20252, que estabelece padrões de qualidade internacional aplicados a pesquisa de mercado, social e de opinião. Nesse contexto, esta dissertação tem por objetivo identificar os principais impactos organizacionais nas empresas de pesquisa, advindas da implantação de um sistema de gestão da qualidade, a partir dos requisitos da norma ISO 20252, em relação aos quesitos de organização das informações do projeto, retenção de histórico, entrega de acordo com a especificação do cliente e aumento da satisfação do cliente. O método de pesquisa empregado é o estudo de casos múltiplos, sendo que três empresas certificadas foram investigadas. Os resultados mostraram que a certificação na referida norma, contribuiu para melhor organização das informações do projeto de pesquisa, retenção de histórico, bem como, o aumento da satisfação do cliente, como consequência das entregas de projetos de acordo com a especificação do cliente e do cumprimento de prazos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Impactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 95 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistema de gestão da qualidade pt_BR
dc.keywords.portuguese Requisitos normativos pt_BR
dc.keywords.portuguese ISO 20252 pt_BR
dc.keywords.portuguese Pesquisa de mercado pt_BR
dc.keywords.portuguese Pesquisa social pt_BR
dc.keywords.portuguese Pesquisa de opinião pt_BR
dc.keywords.english Quality management system pt_BR
dc.keywords.english Regulatory requirements pt_BR
dc.keywords.english Market research pt_BR
dc.keywords.english Social research pt_BR
dc.keywords.english Opinion research pt_BR
dc.orientador.principal MELLO, Carlos Henrique Pereira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produtos pt_BR
dc.date.available 2017-06-01T17:31:36Z
dc.date.accessioned 2017-06-01T17:31:36Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


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