dc.creator |
MENEZES, Cintia Barreiro |
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dc.date.issued |
2013-12-06 |
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dc.identifier.citation |
MENEZES, Cintia Barreiro. Impactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/788 |
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dc.description.abstract |
A pesquisa de mercado tem importante papel ao atender os anseios de indústrias e de prestadores de serviços do mercado local e global, pois geralmente realizam estudos sobre análise do perfil, hábitos e atitudes do consumidor; avaliação e desenvolvimento do mix de marca, nome, embalagem, cor; pré-teste de anúncio; teste de produtos (lançamento, uso e conceito); dimensionamento e potencial de mercado; satisfação e lealdade de clientes etc. A importância de ter um projeto de pesquisa de mercado com informações consistentes e confiáveis impulsionou esse segmento a elaborar um padrão de qualidade internacional para atender de forma segura o mercado globalizado. Com intuito de utilizar práticas da gestão da qualidade e obter um padrão de qualidade na execução de pesquisas, algumas empresas e institutos de pesquisa buscaram a certificação pela norma ISO 20252, que estabelece padrões de qualidade internacional aplicados a pesquisa de mercado, social e de opinião. Nesse contexto, esta dissertação tem por objetivo identificar os principais impactos organizacionais nas empresas de pesquisa, advindas da implantação de um sistema de gestão da qualidade, a partir dos requisitos da norma ISO 20252, em relação aos quesitos de organização das informações do projeto, retenção de histórico, entrega de acordo com a especificação do cliente e aumento da satisfação do cliente. O método de pesquisa empregado é o estudo de casos múltiplos, sendo que três empresas certificadas foram investigadas. Os resultados mostraram que a certificação na referida norma, contribuiu para melhor organização das informações do projeto de pesquisa, retenção de histórico, bem como, o aumento da satisfação do cliente, como consequência das entregas de projetos de acordo com a especificação do cliente e do cumprimento de prazos. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Impactos da implantação da ISO 20252:2006 em Empresas de Pesquisa de Marketing, Social e de Opinião. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
95 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sistema de gestão da qualidade |
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dc.keywords.portuguese |
Requisitos normativos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
ISO 20252 |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pesquisa de mercado |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pesquisa social |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Pesquisa de opinião |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Quality management system |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Regulatory requirements |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Market research |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Social research |
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dc.keywords.english |
Opinion research |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MELLO, Carlos Henrique Pereira |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
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dc.pg.area |
Qualidade e Produtos |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-06-01T17:31:36Z |
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dc.date.accessioned |
2017-06-01T17:31:36Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
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