dc.creator |
COELHO, Denício Andrade |
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dc.date.issued |
2013-12-02 |
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dc.identifier.citation |
COELHO, Denício Andrade. Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/794 |
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dc.description.abstract |
O uso de hidrogênio para melhorar o desempenho de motores vem sendo investigado desde o início do século XX. Menor consumo, redução de emissões e melhor desempenho são alcançados quando da adição de pequenos volumes de hidrogênio no
processo de combustão. Porém, obstáculos relacionados ao seu armazenamento e distribuição limitam as aplicações práticas dessa tecnologia em larga escala, para curto e médio prazos. O objetivo geral do trabalho é estudar técnica e experimentalmente a adição do gás produto de eletrólise (GPE) no processo de combustão, para assim, colaborar no desenvolvimento de tecnologia de transição, capaz de inserir, de forma gradativa, o hidrogênio na matriz energética do setor de transportes. Indicativos de redução de emissões de poluentes para determinadas condições de operação de motores veiculares carburados foram alcançados. Em contrapartida, o ensaio realizado em laboratório demonstrou que, sem qualquer ajuste dos parâmetros de operação de um motor estacionário de grupo gerador gasolina, a adição de GPE em taxas equivalentes à da experiência veicular realizada é ineficaz na melhora de seu desempenho. As análises da literatura e das experimentações realizadas indicam que operações com atraso do tempo de ignição e aumento da razão de excesso devem ser verificadas a fim de se identificar situações de operação que possam apresentar melhora no desempenho em experimentos reprodutíveis em laboratório. Base de informação teórica e prática foi organizada com intuito de viabilizar réplicas e experimentações futuras. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
134 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Hidrogênio |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Eletrólise |
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dc.keywords.portuguese |
GPE |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Energia Renovável |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Motores a Combustão |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Análise Experimental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
HHO |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Gás de Brown |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Eficiência Energética |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Hydrogen |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Electrolysis |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Renewable Energy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Internal Combustion Engine |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Brown’s Gas |
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dc.keywords.english |
Hydroxy |
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dc.keywords.english |
Experimental Analysis |
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dc.keywords.english |
Energy Efficiency |
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dc.orientador.principal |
COBAS, Vladimir Rafael Melian |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
Exploração do Uso Racional de Recursos Naturais e Energia |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-06-05T12:56:36Z |
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dc.date.accessioned |
2017-06-05T12:56:36Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
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