DSpace/Manakin Repository

O empreendedorismo no ensino de Química: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator NEIVA, Janet Carvalho do Nascimento Chaves
dc.date.issued 2013-05-15
dc.identifier.citation NEIVA, Janet Carvalho do Nascimento Chaves. Gás produto de Eletrólise utilizado em Motores de Combustão Interna. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/798
dc.description.abstract O presente trabalho buscou relacionar o Empreendedorismo com o Ensino de Química a fim de verificar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem a partir deste relacionamento. A pesquisa foi realizada numa escola pública brasileira, situada na cidade de Araçuaí, a qual está inserida no contexto histórico e cultural do Vale do Jequitinhonha, ao nordeste do estado de Minas Gerais. Foram protagonistas do presente estudo 60 (sessenta) estudantes do Ensino Médio da referida escola, sendo 30 (trinta), alunos do 3º ano e 30 (trinta), alunos do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para alcançar os objetivos, foram realizadas cinco etapas no decorrer da pesquisa: aplicação de um questionário preliminar sobre empreendedorismo; leitura e discussão de textos sobre o tema em rodas de conversa; realização de duas oficinas de sabão e sabonetes; aplicação de um questionário verificador de aprendizagem e exercícios de avaliação sobre o conteúdo de química estudado. Tais etapas propiciaram maior compreensão dos estudantes acerca das Mudanças de Estados Físicos da Matéria; das Reações Químicas Orgânicas e das Questões Ambientais envolvendo o destino dos resíduos líquidos e a preservação das reservas hídricas. Para a investigação, fez-se um Estudo de Caso utilizando-se o método qualitativo de caráter descritivo. Foi feita a análise fenomenológica dos dados e como resultados apresentam-se as respostas dos estudantes em relação ao Empreendedorismo e às possibilidades de empreender com a Química. Conclui-se afirmando que além dos alunos demonstrarem curiosidade sobre a produção de sabões e sabonetes, de serem capazes de realizar trabalhos em equipe, de proporem soluções criativas para o problema do descarte de resíduos líquidos e de resolverem os exercícios propostos com mais facilidade, os estudantes puderam vislumbrar possibilidades de empreender com o ensino de química. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O empreendedorismo no ensino de Química: um estudo de caso. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 147 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Empreendedorismo pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Empreendedora pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Química pt_BR
dc.keywords.portuguese Processo Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.keywords.english Entrepreneurship pt_BR
dc.keywords.english Entrepreneurial Education pt_BR
dc.keywords.english Teaching of Chemistry pt_BR
dc.keywords.english Teaching-Learning Process pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Milady Renata Apolinário da
dc.orientador.coorientador KONDO, Márcia Matiko
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-06-06T12:31:41Z
dc.date.accessioned 2017-06-06T12:31:41Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples