Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo de caso em uma empresa aeronáutica dentro do contexto de aplicação da manufatura enxuta. O objetivo principal é analisar a porosidade e a taxa de agregação de valor em atividades executadas por operadores de uma linha de montagem. Embora a pesquisa seja qualitativa, ferramentas quantitativas foram utilizadas na análise de dados, como simulação de Monte Carlo, Regressão pelo método Partial Least Squares e variados testes de hipótese como ANOVA, two sample t, Paired t, Mann-whitney e Kruskal Wallis. A Porosidade foi definida como atividades referentes a counterproductive work behavior (CWB). As análises foram realizadas através de 4 hipóteses, que se referem a diferenças entre os meios de medição, diferenças entre os tipos de desperdícios medidos (desperdícios Lean e a porosidade), variação da taxa de agregação de valor durante o dia de trabalho e relação entre porosidade e informações sobre o perfil do operador. Os dados foram coletados de várias fontes e meios, através de entrevistas, observação direta por cronometragem
e amostragem e dados inseridos no Sistema de Gestão Integrada (SGI) da empresa. Os
resultados destacaram a importância e a influência da porosidade e ritmo circadiano na taxa de agregação de valor e desperdícios. Houve uma diferença significativa dos valores encontrados conforme cada meio de medição utilizado: os valores inseridos no sistema de gestão integrada da empresa e entrevista são mais altos que os observados por cronometragem e amostragem. O trabalho ainda descreve uma sequência de etapas executadas para futuras réplicas e debate a utilização do conceito da porosidade como desperdício dentro do contexto da manufatura enxuta.