dc.creator |
CASTILHO, Lorena |
|
dc.date.issued |
2013-08-19 |
|
dc.identifier.citation |
CASTILHO, Lorena. Projeto otimizado de grades lineares para aplicação em turbomáquinas. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/859 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma metodologia para otimização de grades representativas de turbomáquinas axiais com perfis da família Naca-65. No esquema de parametrização geométrica da grade, são considerados como variáveis de projeto: o ângulo de montagem, o espaçamento e o arqueamento. Para o cálculo do escoamento é utilizado o método dos painéis de Hess & Smith (1967) com modificações, de forma a introduzir os efeitos viscosos através do cálculo da camada-limite. Esta metodologia de interação viscosa/não-viscosa tem como vantagem um baixo custo computacional, sendo favorável para o processo de otimização. Define-se como função-objetivo a maximização da relação entre os coeficientes de sustentação e arrasto, adicionada a uma função de penalização, dada pela mínima deflexão do escoamento na grade. Para a solução do problema, utiliza-se um algorítmo de busca aleatória controlada, o CRSA (Controlled Random Search Algorithm), o que resultou no programa computacional NewHess. Outrossim, foi construída uma superfície de resposta através da interpolação por funções de base radial (RBF) de forma a obter resultados para análise comparativa das soluções. Resultados das distribuições de pressões e coeficientes aerodinâmicos são também obtidos para as grades ótimas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Projeto otimizado de grades lineares para aplicação em turbomáquinas. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
97 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Turbomáquinas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Grade Linear |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Método dos Painéis |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Separação da Camada-limite |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Otimização |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Metamodelos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Turbomachinery |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Linear Cascade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Panels Method |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Boundary Layer Separation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Optimization |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Metamodeling |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez |
|
dc.orientador.coorientador |
OLIVEIRA, Waldir de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-07-24T17:27:42Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-24T17:27:42Z |
|
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
|