DSpace/Manakin Repository

Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica.

Mostrar registro simples

dc.creator GARCIA, Gisele Maria Pedro
dc.date.issued 2013-04-18
dc.identifier.citation GARCIA, Gisele Maria Pedro. Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá – 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/872
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo qualitativo planejado e realizado visando estudar a alfabetização Científica em Biologia a partir da temática Biotecnologia. Os dados de estudo foram coletados durante um Mini Curso de Biotecnologia aplicado para os alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual no Sul de Minas Gerais. São dados para a análise da pesquisa: as atividades elaboradas para o Mini Curso, a realização destas gravadas em vídeo e os textos produzidos pelos alunos. O trabalho apresenta a alfabetização científica a partir da revisão sobre o tema na literatura nacional e internacional. Por meio desta revisão foram encontrados eixos estruturantes da alfabetização científica propostos por Sasseron (2008). Os eixos propostos pela autora serviram para elaborar o conjunto de atividades do Mini Curso que contém um conteúdo sobre as aplicações da biotecnologia, atividades investigativas e experimentais. As atividades destes apresentam os conhecimentos científicos, as tecnologias a ele associadas e os impactos desses saberes na sociedade e meio ambiente. Os indicadores da alfabetização científica propostos por Sasseron (2008) também foram utilizados, uma vez que são considerados pela autora habilidades de ação e investigação, necessários de serem usados quando se busca construir conhecimentos sobre um tema qualquer. Desta forma, os indicadores encontrados nas argumentações dos alunos foram importantes para a análise feita, uma vez que houve uma qualificação destes na busca pelas evidências da alfabetização científica. Os alunos foram coparticipantes do Mini Curso de Biotecnologia e ainda atuaram como sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados foram as argumentações dos alunos e as construções coletivas do conhecimento no aprendizado individual, uma vez que foi construído por eles um modelo explicativo buscando apontar suas compreensões sobre os problemas que envolvem a temática biotecnologia. Um CD-ROM com o Mini Curso de Biotecnologia encontra-se no final deste trabalho. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 148 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Alfabetização Científica pt_BR
dc.keywords.portuguese Argumentação pt_BR
dc.keywords.portuguese Biotecnologia pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.english Scientific Literacy pt_BR
dc.keywords.english Argumentation pt_BR
dc.keywords.english Biotechnology pt_BR
dc.keywords.english Science Teaching pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JÚNIOR, Mikael Frank
dc.orientador.coorientador SACHS, Daniela
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-07-26T18:12:10Z
dc.date.accessioned 2017-07-26T18:12:10Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples