DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC.

Mostrar registro simples

dc.creator DRAGO, Brian Mendes
dc.date.issued 2017-05
dc.identifier.citation DRAGO, Brian Mendes. Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/889
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a aplicação de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa do setor de telecomunicações. As MPEs constituem grande maioria das empresas ativas no Brasil e são responsáveis por um grande número de empregos e geração de renda, entretanto o setor apresenta um alto índice de falência. É ampla a definição das Micro e Pequenas Empresas no Brasil, sendo estas classificadas de acordo com o faturamento bruto anual e a quantidade de empregados. São várias as causas que levam tais empresas ao fracasso. Dentre algumas, citam-se as falhas gerenciais, fatores econômicos, despesas excessivas, falta de conhecimento de mercado, entre outras. Devido a tais fatores, deve-se atentar para possíveis métodos que reduzam a mortalidade precoce das MPEs. O Balanced Scorecard é um método consolidado, bastante utilizado nas grandes empresas. Criado para possibilitar definição da estratégia da organização e avaliação do desempenho por meio da aferição tanto de ativos tangíveis quanto intangíveis, permitindo traçar um planejamento de longo prazo baseado na missão da organização. Assim, o objetivo geral do presente trabalho é desenvolver um sistema de gerenciamento estratégico baseado no BSC em uma pequena empresa de telecomunicações. Este estudo desenvolveu-se na filial da Empresa DL Informática Ltda., cujo nome fantasia é FastNet, onde foi realizado o gerenciamento estratégico por meio do BSC. A iniciativa visou auxiliá-la na expansão de seus negócios, orientando-a na tomada de decisões e no controle dos resultados; substituindo a administração baseada apenas no know-how dos gestores e em índices contábeis, comumente empregados na gerência da maioria das MPEs. A pesquisa é de natureza aplicada; objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Por meio do método pesquisa-ação, os gestores desenvolveram a missão e a visão da empresa. Em conjunto com os colaboradores aplicaram a análise SWOT e, assim, definiram-se os objetivos estratégicos, as ações estratégicas e os indicadores de desempenho. Os dados foram coletados por seis meses e os resultados alcançados demonstraram o avanço da empresa de acordo com os objetivos traçados. A sua estruturação por meio do BSC permitiu ações que culminaram em redução de custos, melhoria da satisfação do cliente, aumento gradativo do número de clientes e, por fim, o aumento da receita bruta que tem alavancado o crescimento da empresa sem a necessidade de empréstimos. Como produto final, o trabalho apresenta um guia passo a passo de como aplicar o BSC em uma pequena empresa de telecomunicações, mostrando-se uma ferramenta eficiente para prover o gerenciamento de tal. O desenvolvimento das quatro perspectivas (financeira, clientes, aprendizagem e conhecimento e processos internos), visualizado por meio do Mapa Estratégico, demonstra a correlação entre os objetivos estratégicos, trazendo equilíbrio aos setores da empresa, o qual pode ser observado através dos indicadores de desempenho. Conclui-se que o BSC pode ser aplicado em qualquer empresa, independentemente de seu porte, porém demanda uma análise profunda sobre sua realidade, disciplina na aplicação dos conceitos, participação efetiva dos colaboradores e conhecimento das ferramentas para que os resultados sejam mais eficazes. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento estratégico em uma pequena empresa de telecomunicações baseado no BSC. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 116 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Balanced Scorecard pt_BR
dc.keywords.portuguese Planejamento estratégico pt_BR
dc.keywords.portuguese Gerenciamento estratégico pt_BR
dc.keywords.portuguese Micro e Pequenas Empresas pt_BR
dc.keywords.english Strategic plan pt_BR
dc.keywords.english Strategic management pt_BR
dc.keywords.english Micro and Small Companies pt_BR
dc.orientador.principal OTTOBONI, Célia
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Administração – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area PP pt_BR
dc.date.available 2017-08-09T12:39:37Z
dc.date.accessioned 2017-08-09T12:39:37Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples