DSpace/Manakin Repository

Formação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas.

Mostrar registro simples

dc.creator LISBOA, Patrícia
dc.date.issued 2013-03-27
dc.identifier.citation LISBOA, Patrícia. Formação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/905
dc.description.abstract A presente dissertação é resultado da pesquisa sobre formação tecnológica de professores que lecionam ciências e matemática no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas/MG. Este trabalho, caracteriza-se como uma análise qualitativa pautada em aspectos metodológico-fenomenológicos. O contexto do estudo foi o curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TICs, que faz parte do programa de formação continuada promovido pelo Proinfo Integrado. Tendo em vista o objetivo geral, que era avaliar os resultados ou efeitos do curso para a formação continuada docente, aplicamos as seguintes ações metodológicas: executamos e observamos o curso entre os meses de agosto e dezembro/2011; concomitantemente, aplicamos um questionário pré-curso; passados seis meses da formação aplicamos um questionário pós-curso. Após coleta e análise dos dados constatamos que na primeira fase da pesquisa (a formação), os professores faziam pouco uso dos computadores com finalidades pedagógicas. Os motivos eram o desconhecimento das possibilidades das tecnologias digitais na educação e/ou dificuldade no acesso a equipamentos tecnológicos e internet nas escolas. Durante e após a formação houve algumas modificações nas práticas de alguns dos sujeitos da pesquisa. No entanto, elas não perduraram, uma vez que se perderam entre as práticas tradicionais que estão incorporadas em todo o contexto escolar. Nesse sentido, aponta-se que a formação sozinha não instrumentaliza completamente o professor para uso das TICs na educação. A metodologia utilizada pelo Proinfo Integrado, um curso semipresencial, prescinde de atividades mais práticas a fim de garantir atitudes positivas dos professores frente aos momentos de interações virtuais e discussões de conceitos teóricos que são propostos durante o curso. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Formação de professores de Ciências e Matemática no contexto das Tecnologias Digitais: O Proinfo em Poços de Caldas. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 136 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Formação de professores pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.keywords.portuguese Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Matemática pt_BR
dc.keywords.portuguese Práticas pedagógicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Proinfo pt_BR
dc.keywords.english Teacher education pt_BR
dc.keywords.english Information technology and communication pt_BR
dc.keywords.english Science pt_BR
dc.keywords.english Mathematics pt_BR
dc.keywords.english Teaching practices pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-08-17T18:49:59Z
dc.date.accessioned 2017-08-17T18:49:59Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples