dc.creator |
SANTOS, Romualdo José dos |
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dc.date.issued |
2013-04-12 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Romualdo José dos. Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/910 |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho foram analisados os manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. A escolha dos manuais dos professores como objeto de estudo deu-se em função da presença desse recurso didático em todas as escolas públicas brasileiras. Nossa análise foi orientada pelo princípio metodológico proposto por Carvalho (2006) que sugere que os trabalhos relacionados à temática ambiental devem ser elaborados e executados tendo como referência a reciprocidade e a articulação entre três dimensões da práxis humana, que são: a dimensão dos conhecimentos, a dimensão dos valores e a dimensão da participação política. A partir dessas considerações, foi levantado o seguinte questionamento: que dimensões da realidade – dos conhecimentos, dos valores (éticos e estéticos) e da participação política – são enfatizados pelos manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2012 quando tratam da temática ambiental e do processo educativo? Com base nesse problema foram elaborados os seguintes objetivos específicos: identificar, nos manuais dos professores, as orientações de trabalho voltadas para a temática ambiental e o processo educativo; identificar as características dessas orientações com relação às dimensões dos conhecimentos, dos valores e da participação política e analisar o grau de articulação entre as dimensões presentes nos textos destes manuais. As análises mostraram que os manuais dos professores possibilitam o desenvolvimento de trabalhos com a temática ambiental. Porém, esses trabalhos, muitas vezes, privilegiam a abordagem de apenas uma dimensão, em especial a dimensão dos conhecimentos. Foram identificadas orientações que propunham o trabalho no qual as três dimensões articulavam-se. Entendemos que essa pesquisa contribuiu para uma melhor visão de como a temática ambiental está sendo tratada nos manuais dos professores de biologia. Considerando a utilização por nós professores, dos livros didáticos e, consequentemente dos manuais, como um dos principais materiais de apoio nas aulas é possível levantar questões importantes que possam ajudar a reconhecer e compreender de que forma as práticas educativas voltadas à temática ambiental tem sido desenvolvidas no ensino formal. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Os Manuais dos professores dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD 2012: A temática ambiental e o processo educativo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
160 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Manual do professor |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Temática Ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Propostas Educativas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teacher's manual |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental theme |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Educational proposals |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Luciano Fernandes |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-08-18T18:05:10Z |
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dc.date.accessioned |
2017-08-18T18:05:10Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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