dc.creator |
TOGNASCA JÚNIOR, Rodolfo |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
TOGNASCA JÚNIOR, Rodolfo. A introdução do tema Saneamento no Curso de Medicina visando transposição didática para a Educação Básica. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/916 |
|
dc.description.abstract |
Cientes que o deficit em saneamento afeta direta e indiretamente a saúde e qualidade de vida de uma população, julga-se fundamental que futuros profissionais médicos tenham noções sobre este tema. Desta maneira, este trabalho, de caráter qualitativo conta com a elaboração de uma sequência didática (SD), para apresentação do tema e de conceitos fundamentais sobre tal assunto à futuros médicos. Aos estudantes calouros de medicina, foi socilitado à confecção de um material para ser utilizado na Educação Básica, este material foi analisado sob a ótica da transposição didática, que é a transformação do saber científico ou saber sábio em saber a ensinar para o saber ensinado. As características da transposição didática podem ser observadas nos materiais confeccionados e os resultados indicam que os recursos utilizados são acessíveis, diretos, fáceis de serem explicados e podem contribuir para o ensino de saneamento e suas vertentes, colaborando assim para a educação em saúde. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A introdução do tema Saneamento no Curso de Medicina visando transposição didática para a Educação Básica. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
124 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Saneamento |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Transposição Didática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
SD |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação em Saúde |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Sanitation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Didactic transposition |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Didactic Sequence |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Healthy Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Learning |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Milady Renata Apolinário da |
|
dc.orientador.coorientador |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
PP |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-08-21T12:58:28Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-21T12:58:28Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|