dc.creator |
SOUZA, Telma Lima de |
|
dc.date.issued |
2017-07 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, Telma Lima de. Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior ? 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936 |
|
dc.description.abstract |
O Enem/Sisu é uma política pública de inclusão e democratização do acesso ao ensino
superior proposta pelo governo. No entanto, esse programa consiste em um instrumento de classificação baseado no mérito, inserido em um sistema educacional altamente seletivo. Concentra-se na medida do resultado final, sem identificar e resolver a origem dos problemas promotores da exclusão na educação. Por isso, este estudo busca responder o seguinte questionamento: o Enem/Sisu funciona como mecanismo de democratização e inclusão ao ensino superior? Compreender essa problemática é importante para contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para o aumento das oportunidades educacionais vigentes. A expansão das oportunidades reais amplia a liberdade das pessoas, que são fundamentais para o processo de desenvolvimento. Esta pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com recorte temporal compreendendo o período entre 2007 a 2016. Os procedimentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram coletados dados dos perfis dos inscritos e ingressantes nos processos seletivos convencional, Enem/Sisu e com reserva de vagas de um curso tradicionalmente elitizado. A análise dos dados foi realizada através de análise estatística, utilizando-se a razão
de chance de prevalência para calcular a probabilidade de ingresso no ensino superior, em cada modelo de seleção, considerando as variáveis do perfil socioeconômico dos estudantes. O desfecho desta pesquisa revela que o Enem não apresentou eficiência quanto à inclusão e democratização no curso investigado, mesmo associado ao Sisu e após a implantação gradual da reserva de vagas, uma vez que não modificou o perfil dos aprovados e nem aumentou as chances de ingresso dos estudantes provindos das camadas inferiores. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior? |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
161 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Enem |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Políticas Públicas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Democratização do ensino |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Inclusão no ensino |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Public Policies |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education democratization |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Inclusion in education |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Luiz Felipe |
|
dc.orientador.coorientador |
RODRIGUES, Rogério |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-09-11T12:24:30Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-11T12:24:30Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
|