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Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior?

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dc.creator SOUZA, Telma Lima de
dc.date.issued 2017-07
dc.identifier.citation SOUZA, Telma Lima de. Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior ? 2017. 161 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/936
dc.description.abstract O Enem/Sisu é uma política pública de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior proposta pelo governo. No entanto, esse programa consiste em um instrumento de classificação baseado no mérito, inserido em um sistema educacional altamente seletivo. Concentra-se na medida do resultado final, sem identificar e resolver a origem dos problemas promotores da exclusão na educação. Por isso, este estudo busca responder o seguinte questionamento: o Enem/Sisu funciona como mecanismo de democratização e inclusão ao ensino superior? Compreender essa problemática é importante para contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas para o aumento das oportunidades educacionais vigentes. A expansão das oportunidades reais amplia a liberdade das pessoas, que são fundamentais para o processo de desenvolvimento. Esta pesquisa apresenta uma abordagem quali-quantitativa, com recorte temporal compreendendo o período entre 2007 a 2016. Os procedimentos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Foram coletados dados dos perfis dos inscritos e ingressantes nos processos seletivos convencional, Enem/Sisu e com reserva de vagas de um curso tradicionalmente elitizado. A análise dos dados foi realizada através de análise estatística, utilizando-se a razão de chance de prevalência para calcular a probabilidade de ingresso no ensino superior, em cada modelo de seleção, considerando as variáveis do perfil socioeconômico dos estudantes. O desfecho desta pesquisa revela que o Enem não apresentou eficiência quanto à inclusão e democratização no curso investigado, mesmo associado ao Sisu e após a implantação gradual da reserva de vagas, uma vez que não modificou o perfil dos aprovados e nem aumentou as chances de ingresso dos estudantes provindos das camadas inferiores. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Enem/Sisu: Política Pública de Inclusão e Democratização do Acesso ao Ensino Superior? pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 161 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Enem pt_BR
dc.keywords.portuguese Políticas Públicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Democratização do ensino pt_BR
dc.keywords.portuguese Inclusão no ensino pt_BR
dc.keywords.english Public Policies pt_BR
dc.keywords.english Education democratization pt_BR
dc.keywords.english Inclusion in education pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Luiz Felipe
dc.orientador.coorientador RODRIGUES, Rogério
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2017-09-11T12:24:30Z
dc.date.accessioned 2017-09-11T12:24:30Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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