DSpace/Manakin Repository

O papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada.

Mostrar registro simples

dc.creator FERNANDES, Ana Luisa Machado
dc.date.issued 2016-12
dc.identifier.citation FERNANDES, Ana Luisa Machado. O papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/946
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com autismo considerando a música num currículo funcional natural. Foi feita uma pesquisa mista (quanti-qualitativa), onde buscou-se mostrar a realidade numérica de atendimentos de alunos com autismo na cidade de Itajubá-MG, seguida de um panorama sobre a forma como esses alunos são atendidos hoje. Diante da análise dos dados, e entendendo a necessidade de formação continuada aos professores, foi feita a proposta do curso de formação continuada. O curso de formação continuada busca mostrar aos professores uma ferramenta de trabalho eficiente no manejo de crianças com transtorno do espectro autista: a música. A música como forma de comunicação primária do ser humano, é dotada de características que estimulam o bom desenvolvimento da criança. Assim, pode ser uma ferramenta útil ao currículo funcional das crianças com TEA assistidas por escolas inclusivas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 83 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Inclusão pt_BR
dc.keywords.portuguese Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.keywords.portuguese Música pt_BR
dc.keywords.portuguese Currículo Funcional pt_BR
dc.keywords.english Inclusion pt_BR
dc.keywords.english Autism Spectrum Disorder (ASD) pt_BR
dc.keywords.english Music pt_BR
dc.keywords.english Functional Curriculum pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area PP pt_BR
dc.date.available 2017-09-13T16:58:27Z
dc.date.accessioned 2017-09-13T16:58:27Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples