dc.creator |
FERNANDES, Ana Luisa Machado |
|
dc.date.issued |
2016-12 |
|
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Ana Luisa Machado. O papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/946 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a inclusão de alunos com autismo considerando a música num currículo funcional natural. Foi feita uma pesquisa mista (quanti-qualitativa), onde buscou-se mostrar a realidade numérica de atendimentos de alunos com autismo na cidade de Itajubá-MG, seguida de um panorama sobre a forma como esses alunos são atendidos hoje. Diante da análise dos dados, e entendendo a necessidade de formação continuada aos professores, foi feita a proposta do curso de formação continuada. O curso de formação continuada busca mostrar aos professores uma ferramenta de trabalho eficiente no manejo de crianças com transtorno do espectro autista: a música. A música como forma de comunicação primária do ser humano, é dotada de características que estimulam o bom desenvolvimento da criança. Assim, pode ser uma ferramenta útil ao currículo funcional das crianças com TEA assistidas por escolas inclusivas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
O papel da música no currículo funcional do Ensino de Ciências para alunos com autismo: Formação continuada. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
83 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Inclusão |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Música |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Currículo Funcional |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Inclusion |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Autism Spectrum Disorder (ASD) |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Music |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Functional Curriculum |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
PP |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-09-13T16:58:27Z |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-13T16:58:27Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|