Resumo:
Este trabalho parte do pressuposto de que o Ensino de Ciências, que passa por diversas transformações atualmente, deve contar com as Tecnologias de Informação e Comunicação para auxiliar na promoção da formação científica de jovens, para que estes possam atuar como cidadãos ativos na sociedade. Além disso, compartilha-se a ideia de necessidade de softwares que possuam determinadas características de qualidade, com a finalidade de se obter sucesso no uso dos mesmos. Essas características, fatores de sucesso de softwares educacionais aplicados ao ensino de ciências, podem ser organizadas a fim de compor um modelo de avaliação que dê suporte à de análise do sucesso dos referidos softwares. Diante disso, o objetivo primordial deste trabalho é propor um modelo de avaliação de softwares educacionais voltados ao ensino de ciências, desenvolvidos a partir de uma base teórica e empírica. Como base teórica, considerou-se, principalmente, um modelo de avaliação de sistemas de informação amplamente disseminado na literatura. Além disso, como base empírica, foi realizada uma pesquisa inicial com professores de ciências, que indicou características desejáveis em software para esta área. O resultado dessa pesquisa foi analisado e observou-se sua conformidade com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Para determinar o grau de relevância de cada característica (fator) apresentado no modelo proposto, validando assim tal modelo, foi realizada uma nova pesquisa, com alunos de Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências de diferentes instituições brasileiras. Os resultados obtidos indicaram que o modelo proposto é adequado aos seus propósitos e pode contribuir para melhorar as seleções de software e, consequentemente, para um uso mais adequado de softwares educacionais aplicados ao ensino de ciências.