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Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS).

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dc.creator FELIX, Raquel Regina de Oliveira Martins
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation FELIX, Raquel Regina de Oliveira Martins. Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/970
dc.description.abstract O crescimento desordenado das cidades tem acarretado, em muitos casos, uma série de problemas que implicam no uso e ocupação no meio urbano, afetando diretamente as necessidades de deslocamentos e geração de viagens da população. Os municípios brasileiros de médio porte carecem de estudos que tornam o planejamento urbano mais eficiente afim de nortear o poder público nas escolhas de prioridades, principalmente diante de recursos limitados. No contexto da integração do uso do solo e transportes, há carência no diagnóstico das áreas urbanas subutilizadas, que poderiam ser revitalizadas e utilizadas como alternativas para a melhoria da mobilidade voltada sempre para aumento da qualidade de vida. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo de priorização de áreas urbanas para projetos integrados de revitalização e mobilidade sustentável, baseado nos princípios do DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória dos fatores que compõem a integração entre uso do solo e transportes para a elaboração do modelo de decisão com abordagem multicritério, seguindo as etapas do método AHP. O desenvolvimento do modelo de decisão se mostrou bastante complexo por envolver diversas áreas do conhecimento, tornando o problema interdisciplinar. O modelo foi estruturado a partir da definição e hierarquização dos critérios relevantes na identificação de áreas para receber melhorias, baseada nos princípios do DOTS. A ponderação dos critérios decorreu dos julgamentos de importância, avaliada através da matriz de comparação par a par dos critérios por uma equipe de especialistas e gestores municipais. O modelo abrange dois grupos de critérios “Questões Sócio-Estruturais” e “Questões Ambientais”. O primeiro grupo considerou as questões de adensamento, densidade populacional, diversidade de uso e ocupação do solo, segurança e o acesso aos transportes sustentáveis. Já o segundo grupo avaliou as condições do relevo e a qualidade do ar e ruído, condições que proporcionam conforto ambiental e interferem diretamente na opção dos usuários pelos transportes sustentáveis. O modelo foi aplicado e validado nas áreas limítrofes ao Rio Sapucaí em Itajubá-MG. A base de dados foi montada no SIG a partir da coleta de dados a campo e na literatura. Os critérios foram normalizados com a aplicação de Funções Fuzzy e agregados a partir da Combinação Linear Ponderada em ambiente SIG. Diante da agregação ponderada e hierarquizada dos critérios, gerou-se o Índice Global de Prioridades que apontou trechos contínuos na região central da área de estudo, como locais prioritários a receber projetos integrados de revitalização e mobilidade urbana. Constatou-se a coerência dos resultados, uma vez que se verificou em campo os princípios do DOTS, destacando a atribuição da maior relevância para as “Questões Sócio -Territoriais”. O desempenho dos critérios no ambiente SIG se apresentou satisfatória possibilitando, aos especialistas e gestores públicos, tanto a compreensão individual de cada critério que integra o modelo, quanto o entendimento das combinações dos critérios para priorização de áreas no entorno do rio. Com base nos resultados, observa-se a viabilidade de incorporar os conceitos de sustentabilidade na gestão e planejamento urbano, através de critérios que descrevem a realidade das médias cidades brasileiras, principalmente no que tange as atividades exercidas no uso do solo e a integração com os projetos para os transportes. O modelo pode servir como uma ferramenta auxiliando os tomadores de decisão à justificar investimentos em áreas prioritárias para receber projetos de revitalização e mobilidade sustentável diante a inconveniente limitação de recursos, visando sempre melhorias na qualidade de vida da população. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação de áreas urbanas baseada no Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS). pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 115 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Uso do solo pt_BR
dc.keywords.portuguese Transportes pt_BR
dc.keywords.portuguese Mobilidade Urbana Sustentável pt_BR
dc.keywords.portuguese Análise de Decisão Multicritério pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistema de Informação Geográfica pt_BR
dc.keywords.english Land Use pt_BR
dc.keywords.english Transport pt_BR
dc.keywords.english Sustainable Urban Mobility pt_BR
dc.keywords.english Multicriteria Decision Analysis pt_BR
dc.keywords.english Geographic Information System pt_BR
dc.orientador.principal LIMA, Josiane Palma
dc.orientador.coorientador RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2017-09-29T21:55:00Z
dc.date.accessioned 2017-09-29T21:55:00Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


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