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Os processos de contextualização e a formação inicial de professores de física.

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dc.creator MACEDO, Cristina Cândida de
dc.date.issued 2013-03-18
dc.identifier.citation MACEDO, Cristina Cândida de. Os processos de contextualização e a formação inicial de professores de física. 2013. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/974
dc.description.abstract Este trabalho parte do pressuposto de que ensinar Física possui entre seus objetivos a preparação científica básica do estudante a fim de torná-lo um cidadão crítico e responsável, com capacidade de tomada de decisões sobre assuntos de cunho científico-tecnológicos, além de propiciar a compreensão de seu papel na sociedade. Tais objetivos possibilitam a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes em uma perspectiva ampliada, em que os conceitos são abordados a fim de desmitificar a Ciência, combatendo a ideia de neutralidade científica e os mitos: salvacionismo científico e tecnológico, determinismo tecnológico e superioridade das decisões tecnocráticas. Dentro das possibilidades de se alcançar a ACT dos estudantes e combater os mitos científicos encontram-se os processos de contextualização. A elaboração de atividades contextualizadas principalmente a partir de projetos temáticos torna-se uma alternativa ao futuro professor e ao professor em atuação que deseja abordar os conteúdos científicos além de seus conceitos. Neste sentido, buscou-se investigar durante a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física I, ministrada a licenciandos em Física da Universidade Federal de Itajubá, a seguinte questão geral: que compreensões os futuros professores de Física possuem sobre os processos de contextualização? Cinco licenciandos do sexto período do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá, matriculados na disciplina, desenvolveram três versões de um trabalho temático a partir de um tema escolhido pelas equipes. Para o desenvolvimento de tal trabalho, os licenciandos contaram com cinco perspectivas de contextualização: cotidiano, ilustração/exemplificação, ambiente do trabalho, histórica/sócio-cultural e crítica. Dessa forma a disciplina de Instrumentação para o Ensino de Física I foi o ambiente de coleta de dados da pesquisa que possui natureza metodológica qualitativa do tipo pesquisadorprofessor. Dentre os procedimentos de coleta de dados, além das três versões do trabalho temático desenvolvido encontraram-se: questionários abertos, atividades desenvolvidas em classe e entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados foram utilizadas partes significativas de Análise de Conteúdo. Podem ser verificados quatro agrupamentos sobre a relevância dos processos de contextualização: aproximação com o cotidiano, ensino significativo, relação interdisciplinar e alcance da ACT. Sabe-se que o desenvolvimento de um trabalho temático não é uma atividade trivial para o professor visto que diversos obstáculos podem dificultar sua elaboração. Dessa forma, seis agrupamentos puderam ser formados referentes às dificuldades encontradas pelos licenciandos: domínio/ aplicação do conteúdo, prática do professor, tempo hábil, material de referência, compreensão das perspectivas de contextualização e formação do professor. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Os processos de contextualização e a formação inicial de professores de física. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 187 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Contextualização pt_BR
dc.keywords.portuguese Abordagem Temática pt_BR
dc.keywords.portuguese Alfabetização Científica e Tecnológica pt_BR
dc.keywords.english Contextualization pt_BR
dc.keywords.english Thematic approach pt_BR
dc.keywords.english Scientific and Technological Literacy pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Luciano Fernandes
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino e Aprendizagem no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2017-10-04T17:47:35Z
dc.date.accessioned 2017-10-04T17:47:35Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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