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Sobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR.

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dc.creator SILVA, Diogo Leonardo Ferreira da
dc.date.issued 2013-03-15
dc.identifier.citation SILVA, Diogo Leonardo Ferreira da. Sobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/982
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma nova abordagem sobre a parametrização da malha objetivo no controle ℋ∞/LTR na qual é possível obter o comportamento de um sistema de primeira ordem como borda de desempenho para a função de sensibilidade da malha objetivo. A parametrização convencional proposta por Athans tem sido utilizada com sucesso em diferentes áreas e sistemas; entretanto, tem como desvantagem a representação em variáveis de estado que pode ser restritiva por utilizar de pseudo inversas de matrizes que nem sempre têm sua existência garantida. Este inconveniente foi inicialmente superado por O’Dell e Misawa, porém somente para um pólo na origem. A parametrização proposta almeja especificar a malha objetivo de forma que sua existência seja garantida em qualquer sistema em que as metodologias ℋ∞/LTR ou LQG/LTR sejam factíveis. Além disso, a dinâmica da malha objetivo passa a ser dada não somente por um pólo na origem, mas por qualquer pólo finito-real estável, uma característica interessante para sistemas em que o uso de integradores é indesejado ou até mesmo proibitivo, como no caso da planta do helicóptero utilizada, em que um pólo na origem impossibilita a inversão da planta. Para validar a parametrização proposta, foram realizadas simulações a partir do modelo linearizado no espaço de estados da dinâmica longitudinal do caça F8 e um modelo em escala reduzida da planta de um helicóptero. Para o caça F8, foram realizadas simulações visando verificar o rastreamento no sinal de referência; nessas simulações a dinâmica da malha objetivo ficou limitada à dinâmica do pólo escolhido, como esperado pela teoria. Para a planta do helicóptero, além das simulações, foi feito um ensaio experimental do ponto de vista de regulação afim de verificar a rejeição de distúrbios da planta. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Sobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 65 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Parametrização da malha objetivo pt_BR
dc.keywords.portuguese Controle ℋ∞ pt_BR
dc.keywords.portuguese Princípio de recuperação da malha objetivo pt_BR
dc.keywords.portuguese Projeto via loop shaping pt_BR
dc.keywords.english Target feedback loop pt_BR
dc.keywords.english ℋ∞ control pt_BR
dc.keywords.english Loop transfer recovery principle pt_BR
dc.keywords.english Loop shaping design pt_BR
dc.orientador.principal FERREIRA, Luís Henrique de Carvalho
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Elétrica pt_BR
dc.pg.area Automação e Sistemas Elétricos Industriais (ASEI) pt_BR
dc.date.available 2017-10-10T17:52:25Z
dc.date.accessioned 2017-10-10T17:52:25Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica


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