dc.creator |
SILVA, Diogo Leonardo Ferreira da |
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dc.date.issued |
2013-03-15 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Diogo Leonardo Ferreira da. Sobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/982 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma nova abordagem sobre a parametrização da malha objetivo no controle ℋ∞/LTR na qual é possível obter o comportamento de um sistema de primeira ordem como borda de desempenho para a função de sensibilidade da malha objetivo. A parametrização convencional proposta por Athans tem sido utilizada com sucesso em diferentes áreas e sistemas; entretanto, tem como desvantagem a representação em variáveis de estado que pode ser restritiva por utilizar de pseudo inversas de matrizes que nem sempre têm sua existência garantida. Este inconveniente foi inicialmente superado por O’Dell e Misawa, porém somente para um pólo na origem. A parametrização proposta almeja especificar a malha objetivo de forma que sua existência seja garantida em qualquer sistema em que as metodologias ℋ∞/LTR ou LQG/LTR sejam factíveis. Além disso, a dinâmica da malha objetivo passa a ser dada não somente por um pólo na origem, mas por qualquer pólo finito-real estável, uma característica interessante para sistemas em que o uso de integradores é indesejado ou até mesmo proibitivo, como no caso da planta do helicóptero utilizada, em que um pólo na origem impossibilita a inversão da planta. Para validar a parametrização proposta, foram realizadas simulações a partir do modelo linearizado no espaço de estados da dinâmica longitudinal do caça F8 e um modelo em escala reduzida da planta de um helicóptero. Para o caça F8, foram realizadas simulações visando verificar o rastreamento no sinal de referência; nessas simulações a dinâmica da malha objetivo ficou limitada à dinâmica do pólo escolhido, como esperado pela teoria. Para a planta do helicóptero, além das simulações, foi feito um ensaio experimental do ponto de vista de regulação afim de verificar a rejeição de distúrbios da planta. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Sobre a Parametrização da Malha Objetivo no Controle ℋ∞/LTR. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
65 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Parametrização da malha objetivo |
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dc.keywords.portuguese |
Controle ℋ∞ |
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dc.keywords.portuguese |
Princípio de recuperação da malha objetivo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Projeto via loop shaping |
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dc.keywords.english |
Target feedback loop |
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dc.keywords.english |
ℋ∞ control |
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dc.keywords.english |
Loop transfer recovery principle |
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dc.keywords.english |
Loop shaping design |
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dc.orientador.principal |
FERREIRA, Luís Henrique de Carvalho |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.pg.area |
Automação e Sistemas Elétricos Industriais (ASEI) |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-10-10T17:52:25Z |
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dc.date.accessioned |
2017-10-10T17:52:25Z |
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dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
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