dc.creator |
LOPES, Harlenn dos Santos |
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dc.date.issued |
2017-10 |
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dc.identifier.citation |
LOPES, Harlenn dos Santos. Análise do Escoamento da Soja brasileira através da Simulação a Eventos Discretos. 2017. 172 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/992 |
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dc.description.abstract |
O Brasil, desde o ano de 2013 é o maior exportador de soja em grão do mundo. Em 2016, o Brasil exportou 51,58 milhões de toneladas de soja em grão. Este valor corresponde a aproximadamente 40% da quantidade mundialmente exportada. Mesmo possuindo menores custos de produção, a competitividade da soja brasileira decai no momento que o produto entra na rede logística brasileira, com as dificuldades de escoamento da produção. Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção e aplicação de um projeto de simulação para auxiliar as decisões estratégicas da logística de escoamento da soja brasileira por meio da simulação a eventos discretos. Sua contribuição científica encontra-se na utilização, para auxílio à decisão, da simulação a eventos discretos aplicada a um sistema logístico com o nível de abrangência estudado e a quantidade de variáveis inter-relacionadas. Para o estudo, o Brasil foi dividido em 19 regiões produtoras, de acordo com sua produção de soja, a partir de um nível mínimo em microrregiões. Estas regiões são as origens do sistema. Para cada origem, foram compostas 20 rotas de Norte a Sul do país, destinadas aos atuais portos exportadores de soja, pelos principais eixos de transporte, construídos e projetados. O processo decisório é baseado nos custos das rotas e disponibilidade dos portos. Os destinos finais são os portos de Xangai e Hamburgo. O modelo foi validado e representa adequadamente o sistema estudado. 39 cenários foram simulados para o sistema, sendo 13 cenários com projeções para os anos de 2015, 2017 e 2026. As simulações foram realizadas para um ano e o modelo implementado no software Promodel®. São realizadas análises operacionais da configuração logísticas e análises comparativas baseadas em custos reais. Ao final das simulações, verificou-se que os cenários 1, 2, 6 e 7 são as alternativas que melhor reduzem os custos logísticos do sistema estudado e que as ferrovias que levam aos portos de São Francisco do Sul e Ilo (F2 e F4, respectivamente) não são atrativas no contexto analisado. O cenário 1 propõe um rearranjo da logística da soja brasileira com as alternativas existentes. Os cenários 2, 6 e 7 direcionam a decisão para
o investimento na Hidrovia Araguaia-Tocantins (HAT) e em ferrovias ligando as cidades de Maringá e Cruz Alta aos Portos de Paranaguá e Rio Grande, F1 e F3, respectivamente. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Análise do Escoamento da Soja brasileira através da Simulação a Eventos Discretos. |
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dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
172 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Logística |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Soja |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Simulação a Eventos Discretos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sistemas logísticos de grande porte |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Logistics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Soybean |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Discrete Event Simulation |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Large logistics systems |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
LIMA, Renato da Silva |
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dc.orientador.coorientador |
LEAL, Fabiano |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.date.available |
2017-11-07T12:55:56Z |
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dc.date.accessioned |
2017-11-07T12:55:56Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção |
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