Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Tipo: Tese
Título: Projeto e avaliação do desempenho do Desligador Automático Eletromecânico para Para-Raios de Média Tensão.
Autor(es): DINIZ, Aellfclêniton Mouroner Maciel
Abstract: Os para-raios de distribuição são amplamente utilizados na proteção contra sobretensões transitórias nas redes de média tensão. A operação correta dos para-raios deve ser assegurada para evitar falhas inesperadas. Devido à grande quantidade desses equipamentos em redes de média tensão, eles são conectados em série com um desligador automático que deve atuar para níveis elevados de degradação ou quando o para-raios é submetido a correntes acima da sua capacidade de absorção de energia, indicando a necessidade de sua substituição. Os desligadores automáticos dos para-raios de distribuição operam devido à presença de agentes explosivos, dando origem a uma série de problemas operacionais que provocam risco de acidentes aos transeuntes em virtude do lançamento indesejado de fragmentos. A utilização destes dispositivos provoca a retirada precoce de para-raios do sistema ainda em boas condições operacionais. Dessa forma, condena-se o componente principal pela atuação indevida de um acessório. Considerando os problemas associados aos desligadores convencionais, surgiu a necessidade de melhorar a proteção de transformadores instalados em redes de média tensão. Sendo assim, o objetivo da presente tese é apresentar o desenvolvimento de um novo projeto de desligador automático. O novo desligador, denominado de desligador eletromecânico, foi desenvolvido utilizando novos materiais e técnicas estatísticas de análise de taxa de falhas, resultando em um dispositivo de menor custo e mais adequado para as redes de distribuição brasileiras. Sua parte ativa compreende essencialmente um elemento fusível especial que permite atuações precisas frente a surtos de origem atmosférica, de manobra e correntes na frequência industrial. Em virtude disso, não opera através de uma explosão sendo considerado um dispositivo seguro para equipamentos e transeuntes locais. A partir da análise do desempenho do desligador eletromecânico e do desligador convencional, notou-se que apenas o novo desligador opera corretamente quando submetido às condições de serviço previstas nas normas vigentes. Portanto, a utilização do desligador eletromecânico, além de garantir a confiabilidade da proteção de transformadores contra surtos, tem influencia direta na gestão de ativos da concessionária, reduzindo índices de falha, custos com manutenção e tarifas.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: DINIZ, Aellfclêniton Mouroner Maciel. Projeto e avaliação do desempenho do Desligador Automático Eletromecânico para Para-Raios de Média Tensão. 2017. 117 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1027
Data do documento: Nov-2017
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_diniz_2017.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.