Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1163
Tipo: Tese
Título: Classificação e modelagem de fatores de influência sobre inspeções termográficas em ambientes desabrigados.
Autor(es): SANTOS, Laerte dos
Abstract: A termografia por infravermelho é atualmente uma das mais importantes tecnologias de manutenção preditiva aplicadas ao sistema elétrico. Através dela é possível detectar defeitos em estágios iniciais, programar o reparo para o momento mais adequado ao sistema e evitar interrupções não previstas. Além disso, o uso da termografia permite inspecionar um equipamento sem a necessidade de contato, a uma distância segura e sem nenhuma interferência na operação dos equipamentos. Vantagens importantes em um mercado que exige alta confiabilidade, continuidade e com regras que penalizam a concessionária pela indisponibilidade dos ativos. Apesar das vantagens, a termografia possui limitações em função da qualificação do termografista, das características técnicas dos equipamentos envolvidos e das condições atmosféricas do ambiente em que está se realizando a inspeção, dificultando a análise e o correto diagnóstico dos equipamentos inspecionados. Esta tese define, agrupa e propõe a classificação das principais influências sobre uma inspeção termográfica. Apresenta, por meio de ensaios em laboratório e em campo, as implicações dessas influências e discute meios de reduzi-las ou evitá-las. A partir desses ensaios, modelos matemáticos são desenvolvidos para duas das principais influências: corrente de carga e velocidade do vento.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: SANTOS, Laerte dos. Classificação e modelagem de fatores de influência sobre inspeções termográficas em ambientes desabrigados. 2012. 160 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1163
Data do documento: 29-Out-2012
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_santos1_2012.pdf5,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.