Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1333
Tipo: Dissertação
Título: Melhoria do sistema de gestão de ferramentais de manutenção aeronáutica utilizando a tecnologia de identificação automática de dados.
Autor(es): CONTI, Laís Rezende Serrano
Abstract: Aeronaves são projetadas de forma a atenderem à requisitos de aeronavegabilidade, segurança e manutenibilidade. Nesse contexto, a aplicação de novas tecnologias, que possam contribuir para o aumento da segurança de vôo, através da melhoria da rastreabilidade e do aumento da eficiência na manutenção, é fundamental para a competitividade de empresas aeronáuticas. A tecnologia de identificação e captura automática de dados e sistemas de computação móvel - AIDC (Automatic Identification and Data Capture), quer seja através de código de barras ou da identificação por rádio-frequência, vem se disseminando mundialmente, notadamente na gestão de materiais, na medida em que possibilita aumentar a velocidade e a qualidade do fluxo de informações. O tema desta dissertação é a análise da contribuição dessa tecnologia como ferramenta de melhoria do sistema de gestão e utilização de ferramentais de manutenção aeronáutica; com enfoque na rastreabilidade da atividade e dos ferramentais. Na pesquisa, de natureza aplicada, de abordagem descritiva e qualitativa, foi utilizado o método da Pesquisa-Ação. A amostragem selecionada foi um processo específico de manutenção e o lote de ferramentais utilizados neste processo, na qual várias proposições de identificação eletrônica foram consideradas. Os tempos de preparação foram medidos antes e após a aplicação da tecnologia selecionada, para fins de análise comparativa dos benefícios alcançados. Os resultados demonstram que a tecnologia AIDC, mais especificamente com utilização de código de barras bidimensional DataMatrix, associada à tecnologia de marcação direta de peças – DPM (Direct Parts Marking) pode contribuir, de maneira significativa, para a melhoria da produtividade, da rastreabilidade e da redução de custos na atividade de manutenção e na gestão de ferramentais, neste caso, com benefícios mensuráveis.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CONTI, Laís Rezende Serrano. Melhoria do sistema de gestão de ferramentais de manutenção aeronáutica utilizando a tecnologia de identificação automática de dados. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1333
Data do documento: 30-Set-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038667.pdf11,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.