Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/142
Tipo: Dissertação
Título: Análise do Processo Erosivo no loteamento Paraíso – Itajubá – MG.
Autor(es): SILVA, Tereza Fernanda da
Abstract: Para o melhor entendimento dos processos erosivos em áreas de expansão urbana há a necessidade de se conhecer as características físicas da área e a maneira como ocorreu sua ocupação. Por essa razão, este trabalho avaliou o processo erosivo instalado no Loteamento Paraíso, localizado na cidade de Itajubá – MG, a fim de identificar as possíveis causas da ocorrência do mesmo e propor medidas de mitigação. Para o desenvolvimento do trabalho foram levantadas informações referentes ao loteamento; coletadas amostras de solo para análise em laboratório; realizados ensaios a campo; e utilizado o Sistema de informações Geográficas e o Plano Diretor de Itajubá para análise das declividades do terreno e geração de documentos cartográficos. Os resultados das análises físicas indicaram maior porcentagem de frações de silte nos pontos do manto de alteração mais próximos da superfície (A1, A2 e A3) e de areia nos pontos inferiores do manto de alteração (A4 e A5). Conforme a classificação da EMBRAPA (1979), o ponto A5 foi identificado como arenoso e, segundo a classificação proposta por Araujo e Campos (2013), os pontos A3, A4 e A5 se classificam como muito erodíveis. Por meio da carta de declividade do loteamento verificou-se que mais de 40% da área apresenta declividade superior a 30%, a qual é restritiva à ocupação. E para a minimização dos processos erosivos no loteamento seriam necessárias medidas de contenção da água e do solo e por fim, a recomposição das áreas erodidas com solo de área de empréstimo, solo do ponto A1 ou ainda entulho. Em relação à voçoroca da Rua Oito verificou-se que para sua recomposição seriam necessários cerca de 2.910 caminhões de 5m³ de solo, a um custo de aproximadamente R$ 203.700,00. Por fim, segundo informações obtidas, a implantação do loteamento não ocorreu de maneira correta, de modo que os fatores físicos da área contribuíram para a formação do processo erosivo, mas a ocupação do loteamento também representou um fator agravante.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SILVA, Tereza Fernanda da. Análise do Processo Erosivo no loteamento Paraíso – Itajubá – MG. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/142
Data do documento: 11-Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_silva1_2015.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.