Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1529
Tipo: Tese
Título: Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais.
Autor(es): SANTOS, Valquíria Claret dos
Abstract: Neste trabalho é abordado um problema de confiabilidade de uma blindagem de uso aeronáutico, modelada a partir de simulações usando elementos finitos. O trabalho de pesquisa visa aspectos tecnológicos dos materiais empregados e a modelagem numérica da dinâmica projétil-blindagem. Esta blindagem é projetada para ser colocada no piso da aeronave para proteger a tripulação. A confiabilidade da blindagem está associada à sua capacidade de não falhar sob impacto, para critérios de desempenho previamente definidos. Por outro lado, o aumento de peso associado à presença da blindagem pode afetar restrições operacionais da aeronave, como, por exemplo, o deslocamento máximo admissível para o seu centróide, que, se excedido, poderia desestabilizar a aeronave. Assim, é essencial modelar uma blindagem confiável, mas que não atinja as restrições impostas de projeto. Para a blindagem ótima obtida uma análise de confiabilidade foi realizada para três diferentes critérios de desempenho, supondo suas variáveis aleatórias como normais. O primeiro critério está relacionado ao desempenho do restante da velocidade do projétil após algum tempo de simulação. Neste caso, uma velocidade aceitável após este tempo de simulação não deve exceder 3% da velocidade inicial do projétil. O segundo critério está relacionado com o deslocamento máximo da última camada oposta ao projétil, que foi assumido não exceder 2 mm. Finalmente, o terceiro critério de desempenho está relacionado com o número remanescente de camadas do material compósito após o impacto. Para este critério foi assumido que duas camadas restantes é um número aceitável para a não perfuração da blindagem. A confiabilidade da blindagem foi avaliada com base nos três critérios de desempenho e comparada nos pontos ótimo e médio dos parâmetros de projeto. O melhor resultado para a confiabilidade da blindagem foi obtido no ponto ótimo, o qual foi encontrado utilizando uma técnica de otimização, com funções objetivo e equações de restrição obtidas a partir de metamodelos construidos através de simulações computacionais.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: SANTOS, Valquíria Claret dos. Uma proposta de metodologia para otimização em confiabilidade de blindagem aeronáutica a partir de simulações computacionais. 2009. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1529
Data do documento: Fev-2009
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0034580.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.